Iluminação Industrial NanoPrismática: entenda o que é e descubra 8 motivos para aderir a essa tecnologia

A iluminação industrial usando a tecnologia NanoPrismática é uma solução sustentável para reduzir custos de energia elétrica.

A iluminação industrial é um problema que atinge empresários de diferentes segmentos. Isso porque a luz artificial (que funciona por meio de energia elétrica) tem custado cada vez mais e a crise hídrica que vivemos dá sinais de alerta para um eventual rodízio no fornecimento de energia.

Esses são alguns dos motivos pelos quais a iluminação natural vem sendo buscada pelas indústrias como uma excelente solução para o problema. O que de fato é.

Por outro lado, é preciso atenção! Para que o investimento não seja perdido e o que deveria ser uma solução torne-se uma dor de cabeça, é necessário que o projeto de iluminação natural seja projetado por profissionais especializados e que os materiais utilizados sejam desenvolvidos com alta tecnologia

Sim, há um alto investimento em tecnologia para que a iluminação natural nas indústrias seja adequada e traga benefícios tangíveis a quem contrata o serviço.

E quando o assunto é tecnologia, estamos falando da iluminação natural NanoPrismática, produto exclusivo da Engepoli Sistemas Sustentáveis, tanto no Brasil quanto em diversos outros países.

O que é a iluminação natural industrial NanoPrismática?

É um sistema de iluminação natural industrial em que é utilizada a tecnologia NanoPrismática em chapas de policarbonato que são instaladas no telhado de galpões para difusão da luz solar por todo o ambiente interno.

Esses módulos de policarbonato, um plástico de engenharia cuja tecnologia foi desenvolvida em Israel, são compostos por microprismas e um pigmento denominado Diffuser, que ajudam a melhorar ainda mais a transmissão da luz solar. Com isso, é possível promover uma iluminação mais eficiente utilizando menos material. Ou seja: isso é eficiência e performance!

Em que tipo de galpão pode ser adotado esse tipo de iluminação industrial?

Ambas têm o objetivo de preservar a saúde e a segurança dos profissionais, bem como a atividade econômica como um todo.

8 motivos para adotar a tecnologia NanoPrismática na iluminação da sua indústria

A iluminação natural proporcionada pelas chapas de policarbonato NanoPrismáticas é 100% sustentável, uma vez que não utiliza energia elétrica. Por isso, alinha-se aos conceitos de ESG (Environmental, social and governance) e das certificações LEED e Healthy Building de edificações sustentáveis.

O policarbonato com as micropartículas NanoPrismáticas é um plástico de engenharia que oferece maior resistência mecânica se comparado a outros materiais. Para se ter uma ideia, estima-se que ele seja 250 vezes mais resistente que o vidro e de 30 a 40 vezes mais resistente que o acrílico. 

Por oferecer maior resistência mecânica, o material também é mais seguro aos profissionais em caso de serviços que precisam ser realizados na cobertura do galpão. Além disso, tem como característica a baixa flamabilidade, ou seja, é autoextinguível em caso de fogo, sendo adequado para evitar que as chamas se propaguem em caso de incêndio

Um dos pontos de destaque para esse tipo de sistema de iluminação é o fato de o produto ter uma vida útil longa, considerando que a tecnologia adotada contém coating anti UV, que evita o amarelamento precoce das peças

Outro diferencial da iluminação industrial NanoPrismática é o fato de não haver ofuscamento das chapas, transmitindo 80% da luz solar. Por isso, é considerado 14,3% mais eficiente que todos os melhores sistemas de iluminação natural ao redor do mundo.

A tecnologia das chapas NanoPrismáticas garante a distribuição homogênea da luz solar por todo o ambiente interno, com o diferencial de ocupar entre 1,5% e 2,5% da área total da cobertura do galpão. Isso dependendo da intensidade luminosa exigida para tal atividade e da região onde está sendo instalado o sistema, sempre respeitando a NBR ABNT 8995-1 ISO CIE.

Ou seja, usa-se menos material e a qualidade da iluminação é suficiente para que não seja preciso utilizar lâmpadas artificiais durante uma boa parte do dia.

As chapas de policarbonato utilizadas nesse sistema de iluminação filtram 98% dos raios UV, sem gerar calor e abafamento no espaço interno. Com isso, é possível proporcionar mais saúde e bem-estar aos profissionais. Isso sem contar nos inúmeros benefícios da luz solar no organismo das pessoas

Devido a sua eficiência, a economia de energia elétrica pode ser observada já no primeiro mês, pois não há necessidade de usar lâmpadas durante uma boa parte do dia. Considerando esses valores, o retorno do investimento é garantido

Sistema Skylux – Diffuser NanoPrismático

O Skylux Diffuser – sistema de iluminação industrial desenvolvido e fabricado pela Engepoli – é o que há de mais inovador em relação à sistema de iluminação natural.

Por utilizar a tecnologia NanoPrismática, oferece ao cliente todas as vantagens citadas anteriormente neste artigo com a facilidade de ser adaptado para todos os tipos de edificações.

Por isso, é considerado padrão ouro em iluminação natural do mundo e é utilizado na maioria dos empreendimentos padrão AAA

Saiba mais sobre iluminação natural

Além dessa tecnologia, a Engepoli possui um portfólio amplo com sistemas de iluminação e também de ventilação natural destinados a galpões industriais. Se você quer conhecer mais informações sobre este e outros produtos Engepoli baixe gratuitamente o Ebook Iluminação Natural, no qual explicamos com mais detalhes por que você precisa ter um sistema de iluminação natural na sua empresa.

Dica de leitura:

Ventilação higiênica: entenda como prevenir as doenças respiratórias no trabalho

Veja como prevenir as doenças respiratórias cuidando da ventilação dos ambientes fechados e da circulação eficiente do ar.

Saiba mais:

Prepare-se para o verão: tire suas dúvidas sobre a ventilação natural!

Ventilação natural: o Guia Oficial Engepoli

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email