Iluminação Híbrida equilibra luz natural e artificial em obras industriais

iluminacao-hibrida-engepoli

O universo da iluminação é infinito e dentro das possibilidades ofertadas pelo mercado, a iluminação híbrida alia de forma equilibrada tanto o uso de luz artificial quanto o de luz natural. Nesse segmento, a Engepoli já realizou inúmeros projetos que adequam a quantidade de luz que um ambiente precisa trabalhando de forma conjunta para gerar sustentabilidade e economia em diversos tipos de obras.

A iluminação híbrida possui uma proposta bem simples: utiliza-se uma iluminação prismática que atua em conjunto com o sistema de luminárias LED dimerizáveis da Philips. Nesse sistema, essas luminárias possuem em um mesmo equipamento sensores que medem lux e sabem a real incidência de luz em determinado ambiente. Em conjunto a esse sistema, temos o Sistema Skylux que permite a entrada de luz natural no ambiente. “Em determinados momentos, quando a intensidade de luz diminui seja pela passagem de nuvens ou entardecer, a iluminação artificial entra em ação compensando com luz LED para atingir o número de luz pré-programadom integrando luz natural e artificial”, explica o diretor técnico comercial da Engepoli, Cassio Pissetti.

Para chegar a quantidade de luz ideal, Cassio explica que é preciso estar atento às normas da ABNT que regulamentam as iluminâncias em ambientes de trabalho. Elas determinam que cada local precisa seguir um parâmetro de iluminação, como por exemplo as lojas de varejo, onde a norma exige uma média anual de 500 lux. Com essa premissa, a Engepoli consegue dimensionar a correta disposição e quantidade de iluminação natural prismática que o ambiente deve receber.

Durante o projeto é realizado é realizado um estudo do ambiente a ser iluminado, em que são considerados fatores importantes como: ramo de atividade, iluminação atual (no caso de Retrofit) e análise das normas da ABNT. “Após isso, analisamos as condições de cobertura de nuvens e insolação do local a ser implantado o Sistema Híbrido por coordenadas geográficas e finalmente é executado o projeto como um todo”, pontua Cassio.

Esse tipo de sistema pode ser utilizado em lojas de varejo e centros de distribuição, gerando uma economia que pode ser vista em até 26 meses, sem considerar os benefícios da luz natural nos usuários e colaboradores. Entre em contato com nossa equipe para alinharmos seu projeto desde o início e possibilitar que uma iluminação híbrida para a sua empresa também.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email