Iluminação de supermercados: como a luz natural pode aumentar as vendas em até 40%

iluminação de supermercados

Descubra porque o aproveitamento da luz solar na iluminação de supermercados pode atrair mais clientes e aumentar as vendas do seu negócio.

Aumentar as vendas: essa é uma meta que todas as empresas compartilham. Mas e só nós te dissermos que é possível alcançar esse objetivo mudando apenas a iluminação de supermercados?

Levantamentos científicos mostraram que a iluminação natural pode proporcionar um aumento de até 40% nas vendas. Mas como isso é possível? Nós vamos te contar todos os detalhes a seguir.

Iluminação de supermercados: Case Walmart

Você sabia que em 1993, a influência da iluminação natural nas vendas já havia sido percebida? Tudo começou quando o Walmart instalou uma solução de iluminação natural em uma de suas lojas. Em pouco tempo, a empresa percebeu que os produtos iluminados com a luz solar venderam mais do que aqueles iluminados pela luz elétrica.

iluminação de supermercados walmart

Mas será que era só a iluminação que estava fazendo a diferença?

Para tirar essa dúvida, eles fizeram um teste. As mercadorias foram trocadas de lugar e o resultado foi o mesmo: os produtos que antes recebiam luz artificial tiveram uma performance melhor ao serem colocados sob luz natural.

A influência da iluminação natural no aumento de vendas é detalhado no relatório da Eneref.

Estudo PG&E

Em 1999, um estudo realizado pela PG&E e encomendado pela HMG queria descobrir os efeitos da iluminação natural nas vendas no varejo. Foram 18 meses analisando o desempenho de 108 lojas de uma rede varejista com e sem iluminação natural. E a conclusão foi:

As lojas sem iluminação natural podem aumentar suas vendas em até 40% se investirem nessa solução.

Mas apenas essa constatação não bastava. Por essa razão, quatro anos depois, a HMG publicou um relatório de acompanhamento desses dados. Foram observadas 73 lojas, durante dois anos, até concluir que realmente existe uma relação entre a luz natural e o aumento nas vendas.

E mais: o estudo também notou que os funcionários das lojas com iluminação natural eram mais satisfeitos do que aqueles que trabalham sob luz elétrica. 

Por que isso acontece?

Você já percebeu que a iluminação de supermercados é um ponto crucial para negócios focados tanto no atacado, quanto no varejo. Mas porque a luz natural causa tanta influência nas vendas dessas empresas? De acordo com um relatório do Instituto americano Eneref, existem várias razões!

Melhor visualização

Você sabia que pessoas de 55 anos ou mais precisam de 2,3 vezes mais luz para terem a mesma clareza visual de alguém com 25 anos? Essa é uma das razões mais óbvias para o aumento das vendas ao investir em soluções naturais para a iluminação de supermercados. Afinal, a luz do dia, quando bem administrada, aumenta os níveis de luz sem causar ofuscamento.

Além disso, a iluminação natural também renderiza com precisão todos os comprimentos de onda dentro de um espectro de cores visíveis. Ou seja: quando a mercadoria é iluminada pela luz solar, suas verdadeiras cores são refletidas, com intensidade uniforme. Com isso, os produtos ficam mais atraentes aos olhos humanos.

Lojas mais convidativas

iluminação natural LP

O uso da luz natural na iluminação de supermercados também deixa o ambiente mais hospitaleiro e acolhedor. Com isso, os clientes se sentem mais confortáveis e o fluxo de possíveis compradores no interior das lojas aumenta. Até mesmo os vendedores se tornam mais acessíveis aos olhos dos clientes. 

Consequentemente, toda a experiência de compra melhora, resultando no aumento das vendas. 

Tomada de decisão

alvez você ainda não tenha percebido, mas, além de atuar no metabolismo biológico, a luz natural também está ligada à nossa tomada de decisões. Isso acontece porque cada fóton de luz desencadeia uma complexa movimentação nos sistemas endócrino e neural do corpo humano.

Isso significa que a luz contribui para o envio de hormônios que percorrem a corrente sanguínea, influenciando o cérebro, o corpo e o comportamento. E como a luz artificial não se iguala aos comprimentos de onda da luz solar, a iluminação natural aumenta a probabilidade do comprador tomar a decisão de fazer uma compra.

Atraindo Millennials

Muitas empresas de atacado e varejo vêm buscando formas de atrair o público mais jovem. Esses consumidores já representam 50% da população mundial e são a chave para proteger sua receita no futuro.

Como você já deve saber, o comportamento de consumo dos millennials é diferente das demais gerações, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente e ao impacto que eles causam no planeta. Por essa razão, os consumidores dessa geração são atraídos por empresas com propostas sustentáveis.

Nesse sentido, investir em luz natural para a iluminação de supermercados pode ser um grande diferencial perante a concorrência. Afinal, os sistemas de iluminação natural são focados na utilização de um recurso natural inesgotável, possuem consumo zero de energia elétrica e não tem relação com emissões de carbono.

Dica de leitura:

Luz sem gasto de energia: tire suas dúvidas sobre a iluminação natural

Descubra o que é iluminação natural, quais são suas principais vantagens e porque ela realmente é a solução com melhor custo-benefício.

Aumento da produtividade

Além do aumento das vendas, a luz natural na iluminação de supermercados também oferece outras vantagens para lojas, mercados, indústrias, galpões e centros de distribuição. Dentre os principais, se destaca a maior produtividade dos colaboradores.

Um estudo realizado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, na década de 1980, já revelava que a luz natural aumenta a produtividade e ainda reduz a quantidade de faltas e atrasos. Esses dados somados à redução dos custos com energia elétrica fazem com que o investimento na instalação do sistema de iluminação natural retorne para a empresa em cerca de 2 anos.

Você também quer esses benefícios para a sua empresa? A Engepoli pode te ajudar. Com os melhores sistemas de iluminação natural do Brasil, a companhia conta com soluções que são no mínimo 14,3% mais eficientes do que outras ao redor do mundo.

iluminação da indústria sistema skylux

Quer saber mais sobre os sistemas de iluminação natural da Engepoli? Confira:

Saiba mais:

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email