Garantindo conforto térmico no verão através da ventilação natural

O final do ano marca a chegada do verão e também das altas temperaturas em todo o país. Para manter um conforto térmico, investir em um sistema de ventilação natural se torna a alternativa mais eficiente para quem busca por uma solução definitiva.

Com diversas vantagens, as empresas que decidem adotar este tipo de tecnologia colhem os frutos e promovem um bem-estar muito maior aos colaboradores em uma época onde permanecer em locais fechados pode ser muito complicado se não houver uma infraestrutura adequada.

O que é conforto térmico?

O conforto térmico é a percepção humana satisfatória do ambiente térmico. Ela reúne uma série de fatores que determinam se alguém está se sentindo confortável ou não com as condições do local.

Ele é de extrema importância para qualquer ser humano e deve ser tratado como prioridade por todo gestor que busca oferecer as melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Podemos apontar diversos elementos cruciais para determinarmos o conforto térmico, sendo que radiação, convecção e evaporação são os principais deles. Além disso, podemos determinar outros aspectos como importantes:

Temperatura do ar

Um componente comum de conforto térmico, ele pode ser facilmente influenciado com aquecimento e resfriamento passivo e mecânico.

Temperatura radiante média

Representa a temperatura média ponderada de todas as superfícies expostas em um ambiente. Combinado com a temperatura do ar, permite definir a temperatura operativa, que é o componente mais essencial do conforto térmico.

Velocidade do ar (fluxo do ar)

Quantifica a velocidade e a direção dos movimentos do ar no ambiente. Flutuações muito

rápidas da velocidade do ar podem resultar em desconforto térmico.

Umidade (ou umidade relativa)

É o teor de umidade do ar. Níveis de umidade muito altos ou muito baixos também podem induzir desconforto.

Nível de “agasalhamento”

A quantidade de isolamento adicionado ao corpo humano. Níveis mais altos de roupas reduzirão a perda de calor pela pele e diminuirão a temperatura do ambiente percebida como confortável.

Nível de atividade física (calor metabólico)

Influencia a quantidade de calor produzida pelo corpo humano, portanto, também na percepção de um ambiente quente ou frio.

Ventilação natural é a melhor alternativa para o conforto térmico

A preocupação com o meio ambiente fez com que muitas empresas encontrassem soluções super eficientes e com um excelente custo-benefício. Uma delas é a ventilação natural, que apresenta menos riscos à saúde e melhora consideravelmente as condições de trabalho para todos os profissionais.

Entre os principais motivos pelos quais a ventilação natural é tão importante, podemos citar o impacto direto no conforto térmico. Ao fazer com que as pessoas se sintam bem dentro do local de trabalho, a empresa ajuda a manter uma boa produtividade e evita alguns problemas causados pela ventilação artificial.

A ausência de um sistema de ventilação natural pode causar sérias questões, como episódios de queda de pressão e até mesmo desmaios provocados pelo forte calor dentro dos edifícios.

Principais benefícios da ventilação natural

Nós vimos ao longo deste conteúdo que a ventilação natural é fundamental para um conforto térmico e também para evitar diversos problemas que podem tirar o sono de todo gestor.

Para saber mais sobre isso, separamos uma lista com X vantagens que a sua empresa terá ao adotar esta solução imediatamente. Confira a lista e veja como o conforto térmico está mais perto do que você e sua equipe podem imaginar!

  • Ventilação controlada: Garanta o conforto térmico e a circulação de ar durante todo o ano, principalmente nos períodos de maior calor;
  • Diminui casos de contaminação: Evitar a proliferação de vírus ajuda a cuidar da saúde e evitar que mais pessoas se contaminem;
  • Melhora a qualidade do ar: Permite que as pessoas presentes possam respirar com mais qualidade e tenham menos riscos de exposição a doenças respiratórias;
  • Alivia os gastos com energia elétrica: Muitas empresas gastam uma enorme parte do orçamento apenas pagando contas, como a de energia elétrica;
  • Cuida do meio ambiente: Contribui para uma diminuição no impacto ambiental e ajuda a manter o planeta.

Sistema Exhaust é a solução perfeita em ventilação natural

Ideal para quem busca por ventilação natural eficiente, o sistema de ventilação natural Exhaust pode ser dimensionado e utilizado tanto para médias e grandes coberturas, quanto para áreas de produção, como grandes lojas e supermercados.

Desenvolvido com alta tecnologia pela Engepoli, ele foi projetado para melhorar a qualidade do ar interior, retirando o ar quente, ares nocivos e poluentes que possam causar desconforto térmico, irritação e doenças ao trabalhador.

Além de tudo isso, ele possui uma série de benefícios bem interessantes:

  • Totalmente sem ruído;
  • Nenhum custo de manutenção, devido à inexistência de peças móveis sujeitas ao desgaste;
  • Nenhum custo de energia elétrica para seu funcionamento;
  • Permanente ventilação do edifício, durante 24 horas, sem participação de qualquer pessoa; ou outro tipo de equipamento;
  • Pode ser instalado com telas anti-pássaro ou anti-inseto.

Conheça tudo sobre ventilação natural

Além de falarmos sobre a importância do conforto térmico, você também conheceu um pouco mais sobre a ventilação natural. Pois chegou a hora de ficar por dentro de tudo sobre esse assunto!

Preparamos um material especial que explica mais sobre a ventilação natural e conta todas as informações que mostram mais sobre uma das maiores preocupações envolvendo o bem-estar da sua equipe.

Não fique de fora e baixe gratuitamente o nosso e-book Ventilação Natural: o Guia Oficial Engepoli!

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email