Ergonomia na indústria: não é apenas sobre cadeiras

A ergonomia na indústria é um aspecto que tem recebido cada vez mais atenção das empresas — especialmente aquelas que buscam se tornar mais responsáveis no sentido social.

Porém, muitas vezes, esse quesito é limitado apenas à escolha de cadeiras anatômicas e ginástica laboral — que também são muito importantes, mas não resumem o conceito de ergonomia.

No ambiente fabril, diversos aspectos influenciam a ergonomia — isto é, o conforto e a segurança dos trabalhadores em seus espaços de trabalho.

Entre eles, podemos citar o conforto térmico, a qualidade do ar e o conforto lumínico — que evita o agravamento de quadros de fotossensibilidade e acidentes decorrentes da iluminação insuficiente.

O que é ergonomia na indústria?

A ergonomia é definida como “o estudo da eficiência das pessoas em seu ambiente de trabalho”. Porém, no âmbito da saúde e segurança, tende a denotar a adequação de um trabalho ou tarefa a uma pessoa. Isso é feito por vários motivos: conforto, melhora da saúde, aumento da produtividade e satisfação, para citar alguns.

Quando estamos discutindo ergonomia industrial, é comum pensar simplesmente em fornecer cadeiras anatômicas ou elevar o trabalhador a uma altura confortável, para evitar que ele se curve constantemente ou repetitivamente.

Ou, ainda, descobrir formas para aliviar a força necessária para girar uma válvula, reduzir a torção e demais aspectos relacionados ao trabalho em uma fábrica.

Alguns destes problemas podem ser resolvidos fornecendo aos trabalhadores acesso seguro e plataformas de trabalho adaptáveis.

Outros problemas precisam ser resolvidos alterando as ferramentas que estão sendo usadas (como fornecer uma ferramenta de manuseio mais longo) ou alterando o processo completamente.

Em alguns casos, pode ser uma questão de treinar o pessoal para manter a posição correta do corpo ou mudar periodicamente a tarefa de um trabalhador.

Mas a ergonomia vai além disso, envolvendo fatores como ventilação e iluminação naturais — que garantem a qualidade do ar, o conforto térmico e lumínico, além de evitar acidentes de trabalho.

Qual é o principal objetivo da ergonomia?

A ergonomia sugere a implementação de processos, sistemas e equipamentos, tendo como principal objetivo prevenir acidentes, diminuir riscos à saúde e aumentar o conforto dos trabalhadores em seus espaços de trabalho.

Como a ergonomia interfere na qualidade de vida no trabalho?

O conforto e segurança é um dos aspectos mais importantes que compõem a qualidade de vida no trabalho.

Neste sentido, a ergonomia interfere ativamente na qualidade de vida no trabalho. Afinal, quando o colaborador trabalha em um ambiente onde se sente seguro e confortável, essa qualidade é elevada.

Com isso, os trabalhadores se sentem mais satisfeitos, engajados e têm seus níveis de estresse reduzidos.

[BANNER Soluções inteligentes na arquitetura para melhora da qualidade de vida no trabalho e a produtividade]

Qual a importância da ergonomia para as indústrias?

A ergonomia industrial é um meio importante de garantir a segurança no local de trabalho, reduzindo os fatores que aumentam o risco de acidentes ou desenvolvimento/agravamento de doenças.

Assim, ignorar fatores ergonômicos pode aumentar o risco de um acidente, além de favorecer doenças.

Por exemplo, realizar uma tarefa em um alto grau de calor ou frio, ou enquanto estiver exposto a vibrações, diminui a capacidade do trabalhador de realizar a tarefa com sucesso e aumenta os riscos de um acidente.

Benefícios de implementar a ergonomia industrial

A ergonomia industrial não só garante um ambiente mais confortável e seguro para o trabalhador. Ela também traz benefícios para as empresas que a implementam:

Aumento no engajamento e satisfação dos colaboradores

Preocupar-se com soluções que garantam a boa ergonomia aos trabalhadores aumenta o engajamento dos colaboradores, já que eles se sentem mais valorizados pela empresa.

A satisfação dos trabalhadores é outro fator impulsionado quando as indústrias implementam ações focadas na ergonomia.

Essa satisfação e engajamento pode contribuir para o employer branding, ou seja, a reputação que sua marca tem para as pessoas que trabalham nela — e os demais profissionais do mercado.

Um forte employer branding é determinante nos dias atuais para atrair os melhores talentos, obter prioridade em investimentos e até a preferência dos clientes — cada vez mais preocupados com o tratamento que as empresas dispensam a seus colaboradores.

Previne doenças, reduzindo afastamentos e atestados

Quando as instalações das indústrias favorecem a propagação de bolores, mofo, vírus e bactérias, por exemplo, o agravamento de problemas respiratórios nos colaboradores é inevitável.

Com isso, os trabalhadores acabam precisando se afastar para realizar o tratamento dessas doenças, comprometendo a produtividade e trazendo encargos para a empresa (caso precisem ficar muito tempo afastados — o que exige a contratação de substitutos, gerando gastos adicionais com remuneração, treinamentos, entre outros).

Por outro lado, trabalhadores cujas empresas priorizam a ergonomia são mais saudáveis e não precisam de afastamentos ou atestados frequentes, devido a um local de trabalho insalubre e desconfortável.

Diminui os acidentes de trabalho

Os acidentes de trabalho podem trazer diversos encargos para as empresas. Como, por exemplo, multas e sanções decorrentes de:

  • Ações reclamatórias e civis públicas
  • Tratamentos médicos
  • Ação Regressiva Acidentária
  • Crime de Perigo
  • Lesão Corporal.

Porém, ao implementar a ergonomia em sua indústria, você reduz os acidentes de trabalho e — consequentemente — os prejuízos que eles causam.

Reduz a rotatividade dos trabalhadores

Uma indústria que não considera a ergonomia acaba sofrendo com a rotatividade dos colaboradores — que estão constantemente se demitindo por não suportar as condições do ambiente onde trabalham.

O pior é que isso cria uma reputação negativa, que acaba se alastrando e fazendo com que os demais profissionais do mercado não queiram trabalhar na empresa.

Por outro lado, uma ergonomia industrial bem orientada fornece conforto e maior qualidade de vida no trabalho, atraindo e retendo os trabalhadores.

Como a ergonomia pode contribuir para aumentar a produtividade dos colaboradores?

A ergonomia industrial envolve a implementação de sistemas, equipamentos e processos que favoreçam um ambiente mais seguro e confortável para os trabalhadores.

Isso, como vimos, faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados e felizes — e, um estudo da Universidade da Califórnia revelou que funcionários felizes têm uma produtividade 31% maior.

Além disso, fornecer ambientes que favoreçam o desempenho das atividades dos colaboradores ajudam-nos a realizarem estas tarefas com maior facilidade, impulsionando a velocidade e qualidade.

Sem falar que, como já foi citado anteriormente, o ambiente ergonômico também reduz afastamentos e acidentes de trabalho — que, geralmente, exigem a contratação de substitutos.

Estas contratações acabam prejudicando a produtividade, porque o processo de contratar um novo profissional pode levar desde alguns dias até meses! E, enquanto isso, a equipe atua com um profissional a menos, perdendo parte de sua produtividade.

Além disso, após a contratação, ainda é preciso esperar o tempo de treinamento e o de adaptação do novo colaborador — outro processo que pode ser bastante demorado.

Soluções Engepoli para ergonomia industrial

Atuando há mais de duas décadas no mercado, fornecendo soluções socio-ambientalmente sustentáveis, um dos principais objetivos da Engepoli é garantir o conforto e a segurança dos trabalhadores industriais.

Confira algumas das nossas soluções para favorecer a ergonomia industrial:

Ventilação natural

A Engepoli fornece sistemas de ventilação natural de alta qualidade e eficiência, que proporcionam a troca constante e efetiva do ar.

No sentido da ergonomia industrial, os sistemas de ventilação natural Engepoli fornecem uma qualidade superior do ar aos trabalhadores — graças à exaustão frequente e eficaz dos pós e gases em suspensão.

As soluções em ventilação natural Engepoli também dispersam o ar quente, garantindo a ergonomia industrial aos colaboradores por meio do conforto térmico.

Iluminação natural

O conforto luminoso também é um ponto importante da ergonomia industrial, principalmente para evitar agravamentos em casos de fotossensibilidade e acidentes causados pela iluminação insuficiente dos espaços.

Neste sentido, a Engepoli possui uma ampla gama de soluções altamente eficazes na iluminação natural — sem utilizar componentes que elevem a temperatura dos ambientes internos, preservando, assim, o conforto térmico, também.

Priorizar a ergonomia industrial é fundamental para garantir a segurança e conforto dos trabalhadores.

Ao implementar processos, soluções e maquinários ergonômicos, as indústrias, além de fornecerem um ambiente mais seguro e confortável para os trabalhadores, também desfruta de vários benefícios, entre eles: a construção de uma ótima reputação, obtenção da preferência dos profissionais, clientes e investidores, redução de custos e maior produtividade.

Porém, muitas vezes, o conceito de ergonomia acaba se limitando apenas aos equipamentos anatômicos e ginástica laboral. Na verdade, especialmente na indústria, ser ergonômico vai muito além.

Envolve fornecer segurança e conforto aos trabalhadores através de processos e sistemas — como os que fornecem ventilação e iluminação natural.

Contudo, a escolha do fornecedor destas soluções é fundamental para garantir os resultados esperados. Portanto, escolha empresas que sejam referência no tema e que forneçam sistemas de ponta, compostos por materiais robustos, resistentes e de qualidade garantida.

Empresas como a Engepoli, que tem tradição em fornecer sistemas que garantem comodidade e segurança aos trabalhadores, sem deixar a sustentabilidade de lado.

Sua equipe, composta por engenheiros altamente capacitados, analisa as particularidades de cada projeto, entregando soluções alinhadas às necessidades de cada cliente.

Acesse este link para descobrir como nossas soluções podem fornecer ergonomia para sua indústria e clique aqui para conferir nosso catálogo de produtos.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email