Entenda o que é Retrofit

Modernizar construções antigas, conservando seu estilo original. Essa pode parecer uma meta difícil de ser alcançada, mas é justamente o que o Retrofit oferece. Utilizado para revitalizar prédios, adequando-os a novas necessidades, esse conceito pode transformar totalmente uma edificação. E ele pode ser justamente o que você está procurando para a sua empresa.

Quer entender de uma vez por todas o que é o Retrofit e de que forma ele aumenta a funcionalidade das edificações? Continue a leitura.

O que é Retrofit?

Muito conhecido entre os engenheiros, o Retrofit é um termo que diz respeito à modernização de edificações antigas. Mas como isso é feito? Para que um projeto seja considerado um Retrofit, ele deve fazer uso de tecnologia e materiais de qualidade para garantir melhorias estruturais à construção.

Ideal para a revitalização, customização, adaptação e restauração de prédios antigos, o Retrofit é conhecido por oferecer beleza, conforto e diferentes possibilidades de uso aos prédios. Entretanto, esses não são os principais focos deste conceito. Na verdade, o grande objetivo de um Retrofit é garantir melhorias funcionais à edificação, por meio de novas tecnologias e sistemas atualizados.

É justamente por essa razão que o Retrofit se difere das reformas comuns. Afinal, ele pode ser utilizado para melhorar aspectos como segurança, acessibilidade, rede elétrica e hidráulica dos prédios.

Como surgiu?

É natural que as construções se desgastem com o passar dos anos, certo? E foi justamente para solucionar esse problema que o Retrofit surgiu. Criado na Europa, esse conceito se espalhou pelo mundo com o intuito de modernizar edificações, conservando sua arquitetura original. Ou seja, ao mesmo tempo em que o Retrofit confere à obra elementos modernos, ele também preserva o estilo e a história do prédio.

Por essa razão, esse conceito é muito utilizado em prédios históricos, especialmente em centros urbanos. Afinal, essa técnica transforma a edificação, permitindo novos usos para os espaços. É o que acontece, por exemplo, com vários casarões antigos, que passam a ser usados como museus ou estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Exemplos

Como dissemos anteriormente, o Retrofit é muito utilizado nos centros urbanos. Inclusive, é provável que você já tenha frequentado locais que passaram por esse tipo de atualização, sem ao menos se dar conta. Quer conhecer alguns exemplos? Veja a seguir.

Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo é um dos exemplos mais conhecidos de Retrofit. Construído no final do século XIX, o então edifício passou por um processo de atualização e se transformou em um museu. Antes disso, a construção foi abandonada por um período e também passou por inúmeras mudanças.

Já, em 1998, o Retrofit foi entregue pelo escritório de Paulo Mendes da Rocha, referência mundial no ramo da arquitetura. Dentre os principais desafios do projeto, se destacam o reforço dos pisos e a umidade do espaço, sem falar nas goteiras e entupimentos. Mas essas não foram as únicas mudanças promovidas.

O prédio também passou por uma troca de telhado, para aumentar a entrada de luz natural, renovação da rede elétrica e ainda recebeu uma atenção especial no que diz respeito à acessibilidade, com a instalação de rampas e elevadores.

Maracanã

Você sabia que o estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, também é um exemplo de Retrofit? O projeto com esse conceito foi realizado para que o estádio pudesse receber jogos da Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil. E o resultado inclusive rendeu a ele o prêmio AR Future Awards 2013, na categoria Retrofit.

Construído em 1950, o Maracanã precisava de uma modernização em suas estruturas. Mas isso não foi tudo. O projeto também incluiu, principalmente, mudanças para adequar o estádio às normas de segurança em vigor atualmente.

Hotel Fasano Salvador

Um dos prédios mais conhecidos de Salvador, o Hotel Fasano, também é um exemplo de Retrofit. Construído no estilo art déco, o prédio foi finalizado em 1930 e, inicialmente, recebeu um comércio. Depois, ele foi sede de um jornal por 45 anos, até que finalmente passou por um processo de Retrofit e se transformou em um hotel.

Mas, para que isso fosse possível, foram necessárias diversas mudanças estruturais para que o edifício pudesse se tornar uma hospedagem segura e aconchegante para seus hóspedes.

Por que esse conceito é tão popular na indústria?

Para compreender o motivo da popularidade do Retrofit, precisamos lembrar das vantagens que essa técnica oferece:

  • Modernização;
  • Preservação da memória;
  • Revitalização;
  • Atualização de edificações;
  • Valorização do imóvel;
  • Aumento da vida útil do prédio;
  • Entre outros.

Os benefícios acima são apenas algumas das vantagens que o Retrofit pode oferecer. Mas essa lista pode ser muito mais longa. Um exemplo disso são os projetos com esse conceito realizados nas coberturas das construções.

Isso acontece devido a readequação da cobertura, com a instalação de sistemas sustentáveis que visam a economia de energia e o conforto dos ambientes. Estes sistemas são específicos para promoverem a iluminação natural e a ventilação natural dos ambientes. Com isso, a edificação pode reduzir seus custos operacionais em mais de 30%. Sem falar que a empresa ainda se adequa à Norma Regulamentadora 17 (NR17), garantindo um ambiente mais seguro e saudável para seus colaboradores.

Todas essas vantagens fazem com que o Retrofit seja um conceito extremamente popular na indústria e no mercado como um todo. Afinal, além dos benefícios que a modernização das edificações oferece aos proprietários, esse tipo de projeto também torna a cidade mais sustentável. Já que, com o Retrofit, evita-se o desperdício com demolições e resíduos, sem falar no alto impacto que novas construções podem causar.

Esperamos que, ao final deste conteúdo, você tenha compreendido o que é o Retrofit e de que forma ele pode ser utilizado para beneficiar indústrias, galpões e supermercados, por exemplo. Se você gostou do assunto e deseja ler mais sobre, clique aqui e acesse o artigo “Benefícios do Retrofit em tempos de incerteza econômica”.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email