Energia renovável aliada a tecnologia

O asfalto padrão baseado em petróleo e outros tipos de minerais está presente nas civilizações desde os tempos mais remotos. São incontáveis quilômetros de estradas e toneladas deste material circundando o mundo para carregar de tudo para todos os cantos dos continentes.

Apesar da conhecida durabilidade, custo relativamente baixo e praticidade de aplicação, quando falamos em meio ambiente, não podemos dizer exatamente que o asfalto seja um amigo próximo da natureza: ele não é totalmente reciclável e apresenta propriedades tóxicas quando descartado incorretamente, o que não é raro.

Visando alterar o este panorama, recentemente surgiu o conceito de Smart Roads (estradas inteligentes). A ideia que surgiu de uma start-up americana e já ganhou protótipos pelo muno, apresenta um tipo de pavimento em blocos, compostos por camadas de material reciclável resistente, circuitos elétricos, placas fotovoltaicas, LEDs e um vidro translúcido e resistente, que suporta trânsito intenso – ate mesmo caminhões. Cada bloco pode ser personalizado e programado para compor sinalização de trânsito – como aviso de acidentes ou trânsito lento – e até mesmo transmitir sinal Wi-Fi!

Esta realidade já chegou na Holanda, onde uma ciclovia foi implementada por completo com esse conceito, servindo de projeto piloto para análise do potencial do produto e possível expansão para outros ambientes.

Sob esta perspectiva, com os investimentos cada vez maiores em energias limpas e renováveis, vale a pena considerar em seu projeto a inclusão de soluções com em iluminação e ventilação naturais, bem como outras soluções em energia renovável, pois o futuro da geração de energia já chegou.

Engepoli: sustentabilidade ao seu alcance.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email