A economia sustentável é possível? Conheça soluções para o futuro!

economia sustentável

O desenvolvimento desenfreado do planeta Terra fez com que fossem ligados alguns sinais de alerta. É possível continuar crescendo, mas é preciso pensar em ações que privilegiem a economia sustentável e respeitem o meio ambiente durante esse processo.

Essa ideia tem conquistado cada vez mais adeptos e se mostra como uma boa alternativa para um avanço que pense no futuro e proporcione um mundo melhor para as próximas gerações.

Quer saber mais sobre este assunto? Então confira nosso texto!

O que é economia sustentável?

Também conhecida como sustentabilidade econômica, a economia sustentável  é um conceito que resume muito bem o que nós acreditamos: o uso responsável de recursos. Leva-se em consideração não apenas o lucro, mas também os danos que uma empresa pode causar ao meio ambiente.

Ela tem se tornado bem popular entre muitas empresas que já entenderam os benefícios e adotam práticas que respeitam a natureza em diversas ações. É importante frisar que a economia sustentável não é restrita apenas ao setor financeiro, pois todos os setores precisam adotar práticas que visem o bem-estar coletivo.

Mais do que uma nova visão da economia, estamos falando sobre a difusão de uma cultura que é muito benéfica para o mundo todo.

Um exemplo claro disso é o indicador usado para medir a economia sustentável, que é avaliado pela qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Essa é uma visão bem diferente da economia tradicional, que utiliza o Produto Interno Bruto (PIB) como principal índice e privilegia o consumo imediato. 

Para explicar melhor, trouxemos 3 autores que falam sobre essa economia diferente, e como pode ser aplicada. Confira:

Ignacy Sachs

Para o economista Ignacy Sachs, a economia sustentável pode ser definida como um gerenciamento de recursos eficiente. Ou seja, ao trazer a importância do meio ambiente para dentro dos valores da sua empresa, esse tipo de economia precisaria melhorar a forma como os recursos que já existem dentro dela são organizados e priorizados.

Segundo o autor, a economia sustentável deveria ultrapassar os malefícios gerados pelas dívidas externas e se tornar a norma no mercado.

José Eli da Veiga

O autor José Eli da Veiga define a economia sustentável como a “nova economia”, que vai revolucionar a nossa forma de olhar para o mercado.

Ele defende que essa economia deve estar diretamente ligada ao conceito de ética, pois o seu objetivo deve ser promover o bem, tanto para a comunidade composta pelos trabalhadores de uma empresa, quanto para o meio ambiente. Portanto, mais do que medidas práticas, ela seria também um conceito que agrega valor a quem escolhe segui-la.

Ricardo Abramovay

No livro “Muito além da economia verde”, Ricardo Abramovay fala um pouco sobre como esse conceito deve levar em consideração diferentes áreas e estar sempre aliado a inovação para gerar resultados reais e impactantes.

A economia sustentável então não deve ser aplicada apenas na área das finanças para desenvolver o crescimento de uma empresa, mas também visando o bem-estar de todos com a arquitetura, o design, a engenharia, a arte, entre tantas outras áreas.

Como o futuro será impactado pela economia sustentável?

Por mais impactante e forte que possa ser um discurso, é na prática que podemos perceber a atuação dele. Na economia sustentável não é diferente, pois é por meio das atitudes que notamos um novo caminho para muitas empresas e para a sociedade.

Esse novo modo de pensar e agir entende que os recursos naturais não são ilimitados, e precisamos produzir e consumir sabendo – e respeitando – isso.

Isso pode ser visto em diversos pontos:

sistema-exhaust-ventilação-natural

Uso consciente dos recursos naturais

Evitar o desperdício de água pode parecer algo óbvio, mas nem sempre foi assim. Esse é um simples caso que mostra como mesmo os hábitos mais fortes podem ser transformados em prol de algo maior. Não quer dizer que devemos evitar consumir água ou ficarmos com sede, mas sim que é necessário utilizá-la com racionalidade para que ela não falte agora ou em breve.

Essa é uma área em que a Engepoli atua de maneira inteligente em parceria com o cliente, desenvolvendo espaços e soluções que privilegiem a iluminação solar e a ventilação natural.

Prática de compensação ambiental

Muitas empresas ainda acreditam que plantar algumas árvores é suficiente para reparar o dano causado por ela. Apesar disso ser um gesto importante, não é suficiente para cuidar do planeta.

A compensação ambiental é mais comum entre as companhias de embalagens, que praticam uma reciclagem correspondente ao que produzem. Isso ajuda a reduzir o impacto e a quantidade de lixo que não será reciclado no futuro.

economia sustentável compensação
economia sustentável energia

Consumo de energias alternativas

 A ascensão dos carros elétricos mostra que o caminho para uma economia sustentável passa pela energia. Seja ela solar, eólica ou geotérmica, se faz cada vez mais necessário encontrar novas fontes além das que já nos acostumamos a usar.

Empresas que adotam o consumo de energias alternativas ainda experimentam um ótimo custo-benefício, pois elas se pagam com o tempo e até geram uma ótima economia financeira também. 

Soluções para o futuro

Mais do que pensar em mudar o mundo agora, é preciso planejar o que ele será para as próximas gerações. O desenvolvimento de ações que sigam este caminho é fundamental para alcançar uma economia sustentável.

Isso acontece de várias formas e muitas delas podem fazer parte da sua vida também. A construção de ambientes sustentáveis, com melhores soluções de iluminação, ventilação e uso da água, são fundamentais nesse processo.

Ventilação Natural

ventilação natural economia sustentável

A ventilação natural é uma solução baseada na utilização de um recurso inesgotável: o vento. Tendo em vista que a construção de boa parte das indústrias permite que ocorra a circulação de ar, a ventilação natural é utilizada para solucionar essa questão.

Os sistemas de ventilação natural Exhaust, da Engepoli, são um exemplo de inovação. Este tecnologia sustentável é uma alternativa que não utiliza energia elétrica e oferece inúmeros benefícios para a empresa. Dentre os principais, estão:

Sem ruídos;

Sem custo de manutenção;

Consumo zero de energia elétrica;

Excelente custo-benefício.

sistema exhaust de ventilação natural

Iluminação Natural

sistema de iluminação skylux economia sustentável

Quem está preocupado com os possíveis apagões precisa conhecer as soluções baseadas na utilização da iluminação natural. Alternativa para a iluminação artificial, ela é baseada no uso de outro recurso inesgotável: a luz solar. Com disso, a iluminação natural não consome energia elétrica e oferece a tão sonhada eficiência energética.

Soluções como os Sistemas Skylux da Engepoli são um excelente exemplo de quão benéfica a economia sustentável pode ser para uma indústria. Afinal, além de oferecer uma distribuição uniforme da luz por todo o espaço, esses sistemas também:

14,3% mais eficiente;

Instalado em qualquer formato e tamanho de telha;

Não possui restrições de uso;

Retorno garantido sobre o investimento;

Composto por micropartículas, que promovem uma melhora significativa na transmissão de luz;

Filtra até 98% dos raios UV;

Custo zero de energia e manutenção;

Alta resistência mecânica;

Impede a incidência direta de raios solares (efeito Hot Spot);

Promove eficiência energética.

Como a Engepoli pode te ajudar

A Engepoli é uma empresa especializada em soluções sustentáveis, atuando especialmente com iluminação e ventilação natural. Seus sistemas ajudam empresas de todos os setores a se tornarem mais econômicas e eficientes.

Para saber mais sobre como sua companhia pode ter as nossas soluções, veja como a Engepoli desenvolve um sistema de iluminação industrial e saiba mais sobre os tipos de ventilação natural para galpões e indústrias de alta tecnologia que criamos para atender uma demanda crescente do mercado.

Você também pode se interessar por...

Conheça os tipos de sistemas de iluminação para indústrias desenvolvidos pela Engepoli

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email