Conforto ambiental na indústria: importância, benefícios e como alcançar na sua empresa

Já ouviu falar do conforto ambiental na indústria? Descubra do que estamos falando e entenda os motivos de tantas empresas se preocuparem com isso!

A qualidade de vida no ambiente de trabalho envolve diversos outros conceitos importantes. O conforto ambiental na indústria é um deles e tem sido cada vez mais levado a sério nos galpões e espaços fechados.

E não é para menos, pois este assunto impacta diretamente na saúde e na produtividade de todos os colaboradores que passam horas em espaços que precisam ter uma boa qualidade de ar, iluminação e ventilação.

Saber como fazer isso de forma sustentável é um desafio que pode ser vencido. É sobre isso que vamos falar hoje.

O que é o conforto ambiental na indústria?

Esqueça aquela ideia antiga de que trabalhar em uma fábrica era sinal de desconforto e péssimas condições de trabalho. Graças ao avanço do setor, esse assunto tem conquistado mais espaço e melhorado as condições para os profissionais.

O conforto ambiental na indústria trata de um conjunto de condições térmicas, sonoras, luminosas e ergonômicas que garantem um bem-estar e colaboram para a saúde de todos que trabalham em uma fábrica.

Por muitos anos esse foi um assunto negligenciado pelas companhias, mas esse pensamento mudou e os benefícios disso são colhidos por todos. E, caso ainda não saiba os motivos, chegou a hora de ficar por dentro disso.

Por que toda indústria deve se preocupar com isso?

Saúde e produtividade podem andar juntas? Se tudo for bem planejado, podem sim!

Não é necessário abrir mão de um em detrimento ao outro, pois a tecnologia permite que você cuide das pessoas e ao mesmo tempo forneça as condições de trabalho necessárias para que seus resultados sejam incríveis.

A preocupação com isso evita que diversos problemas de saúde atrapalhem seus funcionários. Alguns dos principais deles são:

Gripes e resfriados;

Pneumonias;

Estresse e sonolência;

Problemas na coluna.

E nem precisamos dizer como isso é péssimo para todos os envolvidos em uma indústria. O colaborador se ausenta e tem a saúde prejudicada, a empresa sente a falta dele e os números ficam aquém do esperado.

Cuidar do ruído, da qualidade do ar e da iluminação é garantir que todos os presentes estejam nas melhores condições para desempenhar as funções e ajudar a atingir as metas sem renunciar a uma boa vitalidade.

Dica de leitura:

NR17: o que diz sobre condições ambientais de trabalho

Aspectos como temperatura, umidade e qualidade do ar precisam estar dentro de parâmetros adequados para garantir condições ambientais de trabalho apropriadas.

Qual a melhor forma de ter conforto ambiental na indústria?

Iluminação Natural

Muitas vezes uma melhoria ou adaptação é vista como algo caro ou complicado demais para ser feito, o que acaba adiando ou até mesmo cancelando diversas mudanças que precisam ser feitas.

Felizmente, alguns aspectos que influenciam no conforto ambiental na indústria podem ser resolvidos de forma prática e com um excelente custo-benefício. Esse é o caso principalmente da iluminação natural que a Engepoli desenvolveu para tornar a qualidade de vida muito maior no ambiente de trabalho.

iluminação natural conforto ambiental

Além de prezar pelo bem-estar dos colaboradores, ela se caracteriza pelo compromisso com a sustentabilidade. Ao economizar energia e privilegiar a luz solar, a empresa também terá uma bela economia financeira ao adotar essa solução.

Para deixar ainda mais claro as diferenças entre esses dois tipos, vamos comparar os efeitos de adotar a iluminação natural contra o uso da artificial. 

Confira:

Iluminação Natural

Iluminação Artificial

Ventilação Natural

Outro item importante é a questão da temperatura. Nos galpões industriais, é comum que a temperatura seja elevada, causando a sensação de abafamento.

Nesse sentido, a Engepoli desenvolveu o Sistema Exhaust de ventilação natural. A solução funciona através do efeito de convecção do ar. 

Ou seja, absorve-se o ar quente, partículas em suspensão e a sujidade que ficam na superfície e as expele para a área externa, mantendo apenas o ar fresco e limpo no galpão.

ventilação natural economia sustentável

A ventilação natural é a melhor opção para melhorar a respiração do trabalhador da indústria pois garante a passagem de ar efetiva. Promovendo a ventilação higiênica, é fundamental para prevenir doenças respiratórias no local de trabalho.

Dica de leitura:

Ventilação higiênica: entenda como prevenir as doenças respiratórias no trabalho

Veja como prevenir as doenças respiratórias cuidando da ventilação dos ambientes fechados e da circulação eficiente do ar.

Veja como alcançar o conforto ambiental na sua indústria

Já deu para perceber que esse tema é super importante e traz diversos benefícios, não é mesmo? Pois agora é hora de sair da teoria e ter essa solução incrível dentro da sua companhia.

Para isso, conheça os sistemas da Engepoli e tenha todas essas vantagens agora mesmo para melhorar ainda mais a qualidade de vida e produtividade de seus colaboradores.

Saiba mais:

Iluminação Natural: o Guia Oficial Engepoli

Ventilação natural: o Guia Oficial Engepoli

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email