A comunicação e a sustentabilidade

Dia 27/05 é comemorado o dia mundial dos meios de comunicação. Provavelmente os primeiros sinais de comunicação entre os seres os humanos foram utilizados na pré-história, com diferentes manifestações de arte, e desde então estão em constante evolução.

O principal objetivo da comunicação é transmitir ideias, trocar informações, tornar comum aos outros sobre os mais variados tipos de assuntos. A contribuição que a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e os mais variados meios de comunicação oferecem à cultura, à sociedade e ao mútuo conhecimento, são de extrema importância.

Estes conteúdos de informação, alcançam diversos lugares do planeta com rapidez e agilidade, e da mesma forma, podem fazer muitas relações pessoais. O uso da mídia também pode gerar um certo tipo de consciência sobre um produto ou opinião, o que para o mundo dos negócios é um aspecto muito positivo.

Atualmente a comunicação vem desempenhando um papel fundamental para desenvolvimento sustentável, acompanhando a evolução do consumo consciente. Segundo o Guia de Marketing Sustentável da CRS Europa, os consumidores estão procurando cada vez mais por empresas e marcas que demonstram um comprometimento genuíno com o meio ambiente.

Quando falamos em sustentabilidade, a comunicação exerce um papel que vai além da simples tarefa de informar. Os recursos que a área dispõe em termos de técnicas e métodos para sensibilizar, estabelecer diálogos, fixar mensagens, criar consensos e até modismos podem ser muito úteis no processo de mudança de paradigmas que a transição que o desenvolvimento sustentável requer.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email