Como usar a ventilação natural para reduzir o uso de energia

A redução de gastos é uma preocupação constante entre os empresários. Por isso, eles estão sempre em busca de alternativas econômicas e eficientes para aumentar a competitividade de suas companhias.

Uma das soluções que mais vêm ganhando espaço em supermercados, galpões, centros de distribuição e ambientes industriais é a ventilação natural. Afinal, ela é uma formas mais viáveis de reduzir o consumo de energia elétrica, oferecendo resultados expressivos nesse quesito. Sem falar em todas as outras vantagens que essa solução também oferece.

Mas o que é exatamente a ventilação natural e como ela consegue reduzir o uso de energia elétrica? Você vai descobrir na sequência.

O que é?

De forma resumida, a ventilação natural diz respeito a um sistema de climatização que utiliza o ar natural para ventilar ambientes internos. Criado a partir de uma tecnologia avançada, esse sistema garante conforto térmico, ar fresco e aumenta a qualidade de vida dos colaboradores.

De que forma a ventilação natural reduz o consumo de energia elétrica?

Você com certeza já sabe que climatizar ambientes com energia elétrica é caro. Basta observar a sua empresa e suas contas. Quanto do que é gasto hoje, poderia ser economizado e reinvestido se não fossem necessários ventiladores e ar-condicionados? A ventilação natural torna esse sonho em realidade, já que os locais podem operar com custo zero de energia no que diz respeito à temperatura.

Mas como isso acontece? A ventilação natural realiza a troca de ar constante dentro do ambiente, por meio da exaustão de calor. Isso significa que a temperatura interna se mantém sempre adequada, garantindo o conforto térmico dos clientes e colaboradores. A partir do momento em que a temperatura está controlada, o uso de aparelhos climatizadores se faz desnecessário. E é por essa razão que a ventilação natural consegue reduzir drasticamente os gastos com energia elétrica.

Ou seja, a ventilação natural:

  • Promove a troca do ar quente, pelo ar frio;
  • Potencializa a circulação de ar fresco;
  • Reduz para zero os gastos de energia elétrica com ventilação.

Mas você pode estar pensando: o custo de instalação da solução não está sendo considerado. A verdade é que o valor investido é rapidamente recuperado. E, após esse período, as contas fixas da empresa são reduzidas drasticamente, tornando seu nergócio ainda mais competitivo. Sem falar que a ventilação natural não demanda manutenção e ainda oferece várias outras vantagens para a companhia.

Quais são as outras vantagens da ventilação natural?

Como dissemos anteriormente, a redução de gastos não é a única vantagem que a ventilação natural oferece. Além dela, ainda há outros benefícios, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Conheça algumas delas a seguir.

Sustentabilidade

Por reduzir o consumo de energia elétrica da empresa, a ventilação natural é uma solução altamente sustentável. E nós não estamos falando apenas no quesito econômico. Além de gastar menos na conta de luz, a ventilação natural também contribui para o meio ambiente.

Afinal, ela garante eficiência energética, que basicamente diz respeito ao uso consciente de energia e à preferência por fontes alternativas. Dessa forma, a dependência por uma única fonte de energia é eliminada ou, ao menos, reduzida.

O que talvez você ainda não saiba, é que ser uma empresa sustentável tem suas vantagens. Além de, obviamente, contribuir para a preservação da natureza, se posicionar a favor de causas voltadas para o meio ambiente, também:

  • Melhora a imagem da companhia perante clientes e possíveis investidores;
  • Permite que a sua empresa usufrua de linhas de crédito empresarial voltadas para negócios que tenham um compromisso com o meio ambiente;
  • Concede à empresa a possibilidade de alcançar uma certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Qualidade de vida

Você sabia que a ventilação natural também contribui para a saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores e clientes? Isso é possível por dois motivos: o conforto térmico e a ventilação higiênica.

O conforto térmico proporcionado pela ventilação natural garante outras vantagens, que nem sempre são notadas ou valorizadas. A verdade é que, por evitar o calor intenso, comum devido às altas temperaturas brasileiras, essa solução evita que os colaboradores sofram com dores de cabeça, cansaço e desidratação, problemas comuns em lugares muito quentes.

Por outro lado, a ventilação higiênica acontece porque a ventilação natural garante a existência de uma corrente de ar contínua no ambiente. O resultado disso é um ar fresco e livre de contaminações, evitando doenças respiratórias, por exemplo.

Iluminação natural

Além de todas as vantagens mencionadas acima, a ventilação natural muitas vezes pode se aliar à iluminação natural. Mas como ela funciona?

Da mesma forma em que a ventilação natural utiliza o vento, a iluminação natural usa a luz solar de forma estratégica para manter o ambiente iluminado. Sendo assim, todos os benefícios da ventilação natural são potencializados. Sem falar que o ambiente ainda terá uma iluminação eficiente, uniforme e estratégica durante todo o dia.

Nós acabamos de te mostrar que a ventilação natural é uma solução sustentável a médio e longo prazo, que reduz o impacto ambiental da empresa, é financeiramente vantajosa e ainda oferece vários benefícios para os colaboradores da companhia. E se você se interessou pelo assunto e deseja saber ainda mais sobre, baixe aqui o nosso Guia Oficial Engepoli sobre Ventilação Natural.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email