Como garantir conforto térmico segundo a NR-15 com ventilação natural

Mais que um cuidado, garantir o conforto térmico para seus colaboradores é uma obrigação, determinada por lei. Mais especificamente, pela Norma Regulamentadora número 15, também conhecida como NR-15.

Esta norma estabelece limites relacionados à insalubridade no ambiente de trabalho — abrangendo desde os níveis de ruídos, exposição à radiação, condições hiperbáricas, vibrações, umidade, frio e também exposição ao calor.

Sendo que o descumprimento das determinações da NR-15 traz diversos prejuízos para as empresas.

Neste artigo, saiba mais sobre esta norma, suas determinações em relação ao conforto térmico e como utilizar as soluções de ventilação natural neste sentido.

Sobre o que fala a NR-15?

A NR-15 é uma norma regulamentadora que é integrada à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e traz determinações que envolvem a insalubridade para saúde e segurança dos trabalhadores.

Quais são as atividades e operações insalubres da NR-15?

Primeiramente, precisamos entender o conceito de insalubridade: ela envolve a exposição dos trabalhadores acima do permitido legalmente a agentes que causam riscos para sua saúde ou segurança.

Lembrando que quem determina o nível de exposição aos agentes é o Ministério do Trabalho.

Ou seja, há um limite máximo de concentração, intensidade e tempo de exposição a estes agentes — que, quando ultrapassado, traz riscos para a saúde dos profissionais.

Agora, quais são essas atividades e operações insalubres sobre as quais a NR-15 trata?

  • Calor, frio e umidade excessivos
  • Agentes químicos, biológicos e contaminantes
  • Poeira mineral
  • Ar comprimido (em mergulhos)
  • Radiação
  • Vibrações
  • Ruídos contínuos e/ou intermitentes
  • Ruídos de impacto.

Do que tratam os anexos da NR-15 em relação ao conforto térmico?

Em relação ao conforto térmico, a NR-15 aborda o limite de tolerância para exposição ao calor.

Neste sentido, a norma determina um limite para exposição ao calor, independentemente de o trabalhador ser exposto em ambientes internos ou externos.

Aqui, a exposição ao calor pode ser controlada de duas formas:

  1. Controle do homem: fornecendo controles relacionados ao profissional — como o acompanhamento médico, ingestão de água, limitação do tempo de exposição e equipamentos de proteção individual (EPI)
  2. Controle do ambiente: como, por exemplo, barreiras físicas e ventilação do local de realização da atividade.

Sobre a exposição ao calor, a NR-15 determina:

A exposição ao calor deve ser avaliada através do “Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo” – IBUTG definido pelas equações que se seguem: Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg; Ambientes externos com carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg.

tbn = temperatura de bulbo úmido natural; tg = temperatura de globo; tbs = temperatura de bulbo seco.

2. Os aparelhos que devem ser usados nesta avaliação são: termômetro de bulbo úmido natural, termômetro de globo e termômetro de mercúrio comum.

3. As medições devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, à altura da região do corpo mais atingida.”

Importância de seguir a NR-15

É fundamental que as empresas sigam as determinações da NR-15, já que o Ministério do Trabalho faz fiscalizações regulares nas empresas e — caso sejam descobertas inconformidades — há risco de interdição até que tudo esteja nos conformes.

Mas, além disso, existem outros pontos que reforçam a importância de seguir a NR-15:

Garantir a saúde e qualidade de vida no trabalho

Uma empresa socioambientalmente responsável tem como uma de suas principais preocupações, a saúde, segurança e bem-estar dos seus trabalhadores.

Não apenas porque isso é rentável no sentido econômico, ou porque melhora a reputação da empresa, nem para evitar multas ou sanções. Mas sim por ter uma preocupação genuína com as pessoas que trabalham nela.

Evitar afastamentos por motivos de saúde

A exposição dos trabalhadores a ambientes muito quentes pode trazer prejuízos à saúde (e é justamente por isso que este tópico está incluído na NR-15).

E, com a exposição constante, a saúde dos trabalhadores vai se fragilizando gradualmente, exigindo atestados médicos, podendo chegar a afastamentos.

Lembrando que o tratamento de doenças ou acidentes no ambiente de trabalho é custeado pela empresa, trazendo encargos extras.

Reduzir os prejuízos por falta de pessoal

Quando você tem uma equipe onde os profissionais precisam constantemente pegar atestados ou se afastar por motivos de saúde, sua empresa fica desfalcada.

Isso porque — caso você não possa arcar com uma contratação temporária para substituir o trabalhador e manter o número ideal de colaboradores para conservar o ritmo produtivo — obviamente, a produtividade da empresa vai cair.

Por outro lado, contratar um colaborador para substituir o afastado também trará encargos (remuneração), que podem acabar exigindo que alguma área da empresa sofra corte de gastos.

Reduzir a rotatividade de colaboradores

Quando não oferecem um ambiente saudável e confortável para os trabalhadores, as empresas acabam sofrendo com a rotatividade dos colaboradores.

Isso porque eles estarão sempre procurando oportunidades em empresas que estejam mais preocupadas com seu bem-estar.

O resultado desse turnover são encargos com demissões, contratações e treinamentos dos novos colaboradores.

Isso sem falar na queda na produtividade, enquanto não se encontra um candidato para repor o profissional que pediu as contas.

Evitar encargos com multas e penalidades

Como já citamos anteriormente, o descumprimento das determinações da NR-15 pode trazer diversos prejuízos para as organizações.

Uma delas, como já dissemos, é a interdição da empresa. Mas também podem ser aplicadas multas e ações judiciais.

No âmbito da responsabilidade administrativa, trabalhista e previdenciária, a empresa pode sofrer com:

  • Ações reclamatórias e ações civis públicas
  • Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)
  • Multas e despesas com tratamentos médicos
  • Ação Regressiva Acidentária (art. 120, Lei nº 8.213/91).

Com relação à responsabilidade civil e tributária, as consequências incluem a indenização, prevista no art. 949 (Código Civil).

na esfera criminal, o descumprimento pode fazer com que a empresa responda por:

  • Crime de Perigo (art. 132 do Código Penal), caso o descumprimento gerar risco ou perigo de morte ou à saúde do trabalhador
  • Descumprimento às normas de segurança sem resultado lesivo ou risco ao trabalhador (art. 19 §2º da Lei nº 8.213/91)
  • Homicídio (art. 121 do Código Penal), se o trabalhador morrer devido ao descumprimento das normas de segurança
  • Lesão Corporal (art. 129, §6º do Código Penal), no caso de o trabalhador sofrer dano físico ou lesão corporal efetiva.

Aumentar o engajamento e a produtividade dos trabalhadores

Se, por um lado, não seguir as determinações da NR-15 trazem prejuízos, segui-las pode ser muito vantajoso para sua empresa.

Afinal, com isso você prova aos colaboradores que se preocupa com a saúde e bem-estar deles.

Ao perceber isso, eles se sentirão mais valorizados e felizes — o que resulta em maior engajamento e produtividade.

De fato, uma pesquisa da Universidade da Califórnia identificou que trabalhadores felizes são, em média, 31% mais produtivos.

Além disso, ao ficarem satisfeitos com a empresa, eles irão falar bem de onde trabalham, construindo a boa reputação do seu negócio.

Atrair mais profissionais, clientes e investidores

Uma empresa que é conhecida por fornecer um ambiente seguro e saudável para seus trabalhadores constrói uma excelente reputação.

O que atrai talentos com maior facilidade (reduzindo o tempo de procura por um profissional no mercado), capta mais clientes (que estão cada vez mais atentos ao tratamento que as empresas dão a seus colaboradores) e recebem a preferência dos investidores (que também querem atrelar seus aportes a empresas responsáveis).

Como garantir conforto térmico segundo a NR-15 com ventilação natural?

Agora que já ficaram claras as determinações da NR-15 em relação ao conforto térmico dos trabalhadores — e a importância de segui-las — fica a dúvida: como garantir o conforto térmico segundo a NR-15, utilizando a ventilação natural?

Na verdade, a solução é bastante fácil: basta escolher um sistema confiável e robusto de ventilação natural.

Existem diversas opções de sistemas que podem fornecer a ventilação natural para sua empresa e garantir o conforto térmico para seus colaboradores.

A Engepoli, por exemplo, oferece diversas soluções de ventilação natural de ponta, para as diferentes particularidades das edificações e também das atividades de cada empresa.

Conheça algumas delas:

Sistema Exhaust

Este sistema de ventilação natural pode ser adaptado tanto para coberturas grandes e médias, como para áreas de produção (como grandes lojas, supermercados, entre outros).

Ele foi desenvolvido especialmente para melhorar a qualidade do ar interior, eliminando o ar quente, bem como ares nocivos e até poluentes (que são tão prejudiciais para os trabalhadores).

Com isso, o sistema Exhaust garante não só a redução de irritação e doenças ao trabalhador, como o conforto térmico.

Além disso, o sistema equaliza as temperaturas interna e externa, enquanto realiza a exaustão eficiente e regular dos gases e do pó em suspensão nos ambientes.

Tudo isso, aliado à alta tecnologia empregada na fabricação dos componentes do sistema, garante que ele seja a alternativa em ventilação natural com melhor custo-benefício para as empresas.

Confira mais especificações e benefícios do sistema Exhaust clicando neste link.

Sistema Exhaust Compact 555

O sistema Exhaust Compact 555 garante a efetiva e exaustão dos gases e do pó em suspensão no ambiente fabril, além de equalizar as temperaturas internas e externas, garantindo o conforto térmico através da ventilação natural.

Este sistema também apresenta diversas vantagens, como seus adicionais anti-ruídos, telas anti-insetos e anti-pássaros. Isso sem falar em seu baixo peso estrutural e sua distribuição, que é planejada em diversas partes, de forma a permitir a respiração bem distribuída da edificação.

O sistema também é incorporado às linhas de iluminação Skylux 555, aliando iluminação e ventilação natural.

Saiba mais sobre o sistema Exhaust Compact 555 neste link.

Sistema Luxvent

Reunindo em um único sistema o que há de mais moderno para garantir o conforto térmico através da ventilação natural, o Luxvent é composto por quadros metálicos com perfis de aço ou alumínio com aletas fixas — que permitem a troca de ar.

O sistema também alia ventilação e iluminação natural, as aletas são feitas de policarbonato, aço ou alumínio — componentes altamente resistentes e superiores ao PVC e à fibra de vidro, por exemplo — permitindo uma filtragem de 99% dos raios UV, protegendo a edificação e os frequentadores do ambiente contra os raios prejudiciais.

Além disso, o sistema não gera ofuscamento e pode ser aplicado em qualquer dimensão de abertura.

O sistema Luxvent é a solução ideal para empresas que buscam fornecer conforto térmico e iluminação adequada para seus colaboradores e demais frequentadores de suas instalações.

Seus adicionais de tela anti-insetos, anti-pássaros ou antivandalismo e a disponibilidade de modelos fixos ou móveis tornam essa uma das alternativas mais versáteis.

Conheça melhor o sistema Luxvent clicando aqui.

Sistema Airglide

Desenvolvido especialmente para entrada e melhoria do ar em ambientes internos industriais e comerciais pela cobertura, o sistema Airglide é ideal para locais não ventilados e que não possuem entrada de ar externa.

Totalmente adaptável, o sistema Airglide pode ser dimensionado conforme cada projeto, atendendo as particularidades de cada cliente.

Mais benefícios e especificações do sistema Airglide podem ser consultadas aqui.

A Engepoli é pioneira em sistemas de ventilação natural e fornece apenas as soluções mais eficientes do mercado há mais de duas décadas, com o objetivo de garantir a qualidade de vida, saúde e bem-estar — não só aos trabalhadores, mas a todos os frequentadores das instalações das empresas.

Nosso maior compromisso é a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental, preservando os recursos naturais e causando os menores impactos possíveis à natureza.

Além disso, nossos projetos são personalizados, adaptados de acordo com as características próprias de cada projeto e cliente.

Converse com um de nossos especialistas para descobrir como podemos garantir o conforto térmico a seus colaboradores através de nossos sistemas de ventilação natural.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email