Entenda como funciona um lanternim industrial

sistema-exhaust-ventilação-natural

O lanternim industrial é um sistema sustentável que oferece inúmeros benefícios às empresas

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo lanternim industrial, certo? Esse é como é popularmente conhecido um sistema de ventilação natural instalado em galpões industriais. 

De forma resumida, a ventilação industrial natural é realizada por meio de sistemas projetados na cobertura do galpão para ser realizada a ventilação de um espaço fechado. 

É comum que nos galpões industriais o ar fique muito abafado e com sujidades por partículas em suspensão, considerando o funcionamento de equipamentos que emitem fumaça e poeiras utilizadas no processo de produção de matérias-primas utilizadas no processo de produção. 

Trata-se de uma solução ambientalmente correta e economicamente viável para resolver os problemas mais comuns que ocorrem em um galpão industrial, entre eles a qualidade do ar e o calor.

Neste artigo, você saberá mais detalhes sobre o lanternim, quais são os benefícios desse sistema e como é possível instalá-lo na sua empresa.

O que é Lanternim industrial?

O lanternim, ou ventilação natural, é um projeto de engenharia sustentável em que o sistema é instalado na cobertura do galpão com a função de retirar as impurezas do ar e mantê-lo em boas condições, tanto no quesito temperatura quanto em relação à sua pureza.

o que é ventilação natural

Para efeito de comparação, o lanternim industrial difere-se de um ar-condicionado pelo fato de não emitir ar-refrigerado. Na verdade, ele higieniza e renova o ar do próprio ambiente, melhorando sua qualidade e proporcionando conforto térmico

Também é importante que não seja confundido com um purificador de ar, uma vez que não se trata de um equipamento para filtragem, mas sim de um sistema. 

Em que construções pode ser instalado um Lanternim?

É comum que muitas pessoas imaginem que esse tipo de projeto seja viável apenas para novas edificações, o que não é verdade. É possível instalar um lanternim em todos os tipos de galpões: novos e já construídos, incluindo edificações antigas. Nesse caso, recomenda-se que seja realizado um retrofit.

No caso de galpões já construídos, o lanternim é projetado considerando as características individuais do prédio. Já em novas construções, é possível considerar o sistema já na fase de planejamento da obra. 

Dica de leitura:

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

A Engepoli é uma empresa de engenharia especializada em projetos de ventilação natural para galpões e indústrias.

Algumas das principais vantagens do Lanternim industrial

Economia de energia elétrica:

Por ser sustentável, o sistema não utiliza energia elétrica para funcionar;

Menor impacto ambiental:

Não emite poluentes, contribuindo também para a redução da emissão de carbono.

Saúde e bem-estar dos profissionais:

Proporciona um ar agradável e de qualidade, evitando a fadiga e doenças respiratórias.

Valorização do imóvel:

Os sistemas sustentáveis estão cada dia mais em alta, por isso, ajudam na valorização do imóvel.

Sistema Exhaust - Solução em Lanternim industrial

A Engepoli Sistemas Sustentáveis, especialista em soluções para ventilação e iluminação natural em galpões industriais, desenvolveu o Sistema Exhaust para atender a demanda de diversas empresas em relação à qualidade do ar dentro dos galpões.

O Sistema Exhaust, lanternim industrial da Engepoli, instalado na cobertura do galpão é leve, adaptável e instalado por uma equipe especializada.

Esse sistema funciona pelo efeito da convecção do ar, absorvendo as impurezas suspensas no ar e eliminando-os pelas saídas externas na cobertura. Com isso, o ambiente se mantém ventilado e livre de partículas nocivas, 24 horas.

Além disso, apresenta um excelente custo-benefício, considerando a relação do valor investido e os inúmeros benefícios proporcionados, entre outros diferenciais.

Diferenciais do Sistema Exhaust

Não necessita de manutenção;

Não consome energia elétrica;

Não possui peças, dispensando a necessidade de trocas;

Não apresenta vazamento, por ser um sistema estanque;

Não gera ruídos;

O material utilizado não propaga o fogo em caso de incêndio;

Funciona 24 horas, sem a necessidade de pessoas programando ou operando sistemas e equipamentos;

Esteticamente adaptável. O cliente pode escolher a cor para harmonizar com a pintura do galpão;

Ajuda a melhorar a imagem da empresa, devido ao impacto e apelo ambiental do projeto;

Pode ser integrado com um sistema de iluminação natural.

Saiba como ter um Lanternim no seu galpão industrial

Para ter um sistema de ventilação natural no seu galpão, basta falar com um especialista da Engepoli Sistemas Sustentáveis.

mais de 20 anos no mercado, a Engepoli conta com um portfólio de diversos projetos pelo Brasil, atendendo clientes de diferentes segmentos. Com o Sistema Exhaust, é possível oferecer o que há de melhor para  atender as necessidades das empresas. 

Em cada projeto, a equipe Engepoli realiza uma rigorosa avaliação da estrutura física do galpão, atividades realizadas no local e particularidades de cada empresa para garantir a melhor solução aos clientes.

Para saber mais sobre como funciona um lanternim industrial, baixe gratuitamente o nosso E-Book Ventilação Natural: o guia oficial.

Você também pode se interessar por...

Ventilação Natural Natural: o Guia Oficial Engepoli

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email