Como as empresas podem gerar maior sustentabilidade?

Sistema Exhaust Compact

Há no momento uma grande tendência em favor de ações que gerem maior sustentabilidade por parte de grandes empresas. Algumas dessas ações fazem parte de uma forte transição em direção a uma economia verde e sustentável e que tem como base a harmonização das operações comerciais às boas práticas descritas no conceito ESG.

Em 2021 a COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre o clima) trouxe à tona a necessidade e importância do desenvolvimento de uma economia verde como tarefa fundamental para contenção da mudança climática.

É papel das indústrias, governos e empresas terem objetivos visando o desenvolvimento econômico sustentável, sem riscos ao ambiente e redução da escassez de recursos naturais. Apesar dos conceitos parecerem complexos, com apenas algumas ações, grandes resultados podem ser atingidos.

Outro conceito fortemente atrelado à economia verde e que também tem atraído a atenção de muitas empresas é o ESG. ESG é um conceito que vem sendo fundamental para que empresas possam desenvolver práticas mais sustentáveis atreladas ao desenvolvimento social e de transparência em suas gestões.

Porque empresas estão se tornando ESG?

Segundo levantamento publicado pela revista Exame e realizado pela Anbima, houve um aumento de 74% no número de fundos de ações que se enquadram na temática sustentabilidade e de governança corporativa de 2008 a março de 2022.

Existe uma forte tendência de mercado em prol da adoção de práticas ESG e que ainda prevê o suporte da criação de novas legislações mais rigorosas sobre o tema no futuro.

Além disso, segundo estudo da FIEP, pelo menos 87% dos consumidores brasileiros estão mais favoráveis a comprarem e consumirem de empresas que tenham ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Apesar de recente, se tornar ESG tem se mostrado uma prática que tende a se tornar inevitável no Brasil.

Ações em prol de uma economia sustentável

A transição de operação para um modelo ESG não é algo que possa ocorrer da noite para o dia. Entretanto, pequenas ações podem ser fundamentais no início de uma jornada em rumo a uma economia mais sustentável e integrada ao desenvolvimento social.

Entre as ações necessárias para adequamento as metas estão

  • Gestão transparente e com políticas anti corrupção;
  • Cumprimento das leis trabalhistas e garantia de segurança aos funcionários;
  • Uso adequado de recursos naturais;
  • Redução da pegada de carbono;
  • Redução de consumo de energia elétrica;

 

Embora ações como essas pareçam simples, sua execução é um passo fundamental na transição para uma economia verde.

ESG: Passos para uma revisão ambiental na sua empresa

O termo ESG vem sofrendo uma forte crescente no Brasil, e empresas dos mais diversos segmentos começam a voltar suas atenções a este importante conceito, que além de guiarem-as a desenvolver ações com o objetivo de um menor impacto ambiental, tem também atraído a atenção e gerando confiança por parte dos consumidores.

Entre algumas das principais ações descritas no conceito ambiental de ESG estão:

  • Redução de gases poluentes na atmosfera
  • Transição energética para fontes de energia renovável
  • Utilização de recursos naturais de forma inteligente

 

Vamos detalhar neste post como empresas dos mais variados segmentos podem adotar estes conceitos em suas operações, e assim, gerar maior responsabilidade ambiental.

Redução de gases poluentes na atmosfera

Talvez no momento, o pilar ESG com maior impacto seja justamente o relacionado à proteção ambiental. 

O assunto é de extrema relevância e conta com o apoio de dezenas de organizações mundiais, que buscam alternativas para resolução do problema, que visam a adequação das operações à uma política sustentável que tende a ganhar mais forças nos próximos anos.

Como a Engepoli pode ajudar sua empresa a reduzir emissões

Como já vimos, há uma real necessidade de contenção da temperatura climática e que demanda esforços conjuntos entre esferas governamentais, sociais e empresariais.

A Engepoli é uma empresa que desde 1999 vem desenvolvendo alternativas sustentáveis com foco em iluminação e ventilação. Nossas soluções têm a capacidade de transformar obras convencionais em instalações altamente sustentáveis sem a alteração significativa dos orçamentos e que se pagam apenas com a redução dos custos operacionais.

Nossos produtos proporcionam a redução significativa do uso de energia elétrica a partir do aproveitamento dos recursos naturais de forma inteligente.

Reduza custos, promova o bem estar e torne-se uma empresa sustentável com a Engepoli.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email