Há no momento uma grande tendência em favor de ações que gerem maior sustentabilidade por parte de grandes empresas. Algumas dessas ações fazem parte de uma forte transição em direção a uma economia verde e sustentável e que tem como base a harmonização das operações comerciais às boas práticas descritas no conceito ESG.
Em 2021 a COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre o clima) trouxe à tona a necessidade e importância do desenvolvimento de uma economia verde como tarefa fundamental para contenção da mudança climática.
É papel das indústrias, governos e empresas terem objetivos visando o desenvolvimento econômico sustentável, sem riscos ao ambiente e redução da escassez de recursos naturais. Apesar dos conceitos parecerem complexos, com apenas algumas ações, grandes resultados podem ser atingidos.
Outro conceito fortemente atrelado à economia verde e que também tem atraído a atenção de muitas empresas é o ESG. ESG é um conceito que vem sendo fundamental para que empresas possam desenvolver práticas mais sustentáveis atreladas ao desenvolvimento social e de transparência em suas gestões.
Porque empresas estão se tornando ESG?
Segundo levantamento publicado pela revista Exame e realizado pela Anbima, houve um aumento de 74% no número de fundos de ações que se enquadram na temática sustentabilidade e de governança corporativa de 2008 a março de 2022.
Existe uma forte tendência de mercado em prol da adoção de práticas ESG e que ainda prevê o suporte da criação de novas legislações mais rigorosas sobre o tema no futuro.
Além disso, segundo estudo da FIEP, pelo menos 87% dos consumidores brasileiros estão mais favoráveis a comprarem e consumirem de empresas que tenham ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
Apesar de recente, se tornar ESG tem se mostrado uma prática que tende a se tornar inevitável no Brasil.
Ações em prol de uma economia sustentável
A transição de operação para um modelo ESG não é algo que possa ocorrer da noite para o dia. Entretanto, pequenas ações podem ser fundamentais no início de uma jornada em rumo a uma economia mais sustentável e integrada ao desenvolvimento social.
Entre as ações necessárias para adequamento as metas estão
- Gestão transparente e com políticas anti corrupção;
- Cumprimento das leis trabalhistas e garantia de segurança aos funcionários;
- Uso adequado de recursos naturais;
- Redução da pegada de carbono;
- Redução de consumo de energia elétrica;
Embora ações como essas pareçam simples, sua execução é um passo fundamental na transição para uma economia verde.
ESG: Passos para uma revisão ambiental na sua empresa
O termo ESG vem sofrendo uma forte crescente no Brasil, e empresas dos mais diversos segmentos começam a voltar suas atenções a este importante conceito, que além de guiarem-as a desenvolver ações com o objetivo de um menor impacto ambiental, tem também atraído a atenção e gerando confiança por parte dos consumidores.
Entre algumas das principais ações descritas no conceito ambiental de ESG estão:
- Redução de gases poluentes na atmosfera
- Transição energética para fontes de energia renovável
- Utilização de recursos naturais de forma inteligente
Vamos detalhar neste post como empresas dos mais variados segmentos podem adotar estes conceitos em suas operações, e assim, gerar maior responsabilidade ambiental.
Redução de gases poluentes na atmosfera
Talvez no momento, o pilar ESG com maior impacto seja justamente o relacionado à proteção ambiental.
O assunto é de extrema relevância e conta com o apoio de dezenas de organizações mundiais, que buscam alternativas para resolução do problema, que visam a adequação das operações à uma política sustentável que tende a ganhar mais forças nos próximos anos.
Como a Engepoli pode ajudar sua empresa a reduzir emissões
Como já vimos, há uma real necessidade de contenção da temperatura climática e que demanda esforços conjuntos entre esferas governamentais, sociais e empresariais.
A Engepoli é uma empresa que desde 1999 vem desenvolvendo alternativas sustentáveis com foco em iluminação e ventilação. Nossas soluções têm a capacidade de transformar obras convencionais em instalações altamente sustentáveis sem a alteração significativa dos orçamentos e que se pagam apenas com a redução dos custos operacionais.
Nossos produtos proporcionam a redução significativa do uso de energia elétrica a partir do aproveitamento dos recursos naturais de forma inteligente.
Reduza custos, promova o bem estar e torne-se uma empresa sustentável com a Engepoli.