Como as construções sustentáveis contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?

Em 2015, a Organização das Nações Unidas criou uma agenda global com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem alcançados até 2030. Divididos em 169 metas audaciosas, esses objetivos foram propostos aos líderes mundiais como um desafio.

A ideia é que, de maneira coletiva, todo o mundo pudesse fazer com que o crescimento econômico não viesse acompanhado da pobreza, desigualdade e das mudanças climáticas. Ou seja, a grande proposta é promover a prosperidade, enquanto protegemos o planeta e todas as pessoas que vivem nele.

Para isso, foram criados objetivos relacionados a diversos campos, que vão desde acabar com a fome, até ter uma sociedade mais pacífica e inclusiva. Neste artigo, você pode compreender melhor o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mas agora, a pergunta que fica é: como as construções sustentáveis contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU? Nós vamos te explicar na sequência.

Qual é a relação das construções sustentáveis com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?

Muito se engana quem enxerga os edifícios apenas como estruturas inanimadas. A verdade é que eles podem ser muito mais do que isso. Quando desenvolvidos para se tornarem construções sustentáveis, eles podem ser grandes oportunidades para economizar energia, água e até mesmo reduzir a emissão de carbono. Ou seja, elas ajudam a preservar os recursos naturais.

Com isso, os edifícios sustentáveis já contribuem consideravelmente para que as cidades possam atingir os objetivos propostos pela ONU, especialmente no que diz respeito à deterioração do meio ambiente.

Mas isso não é tudo. Uma construção com essas características ainda:

  • Cria empregos;
  • Fortalece a comunidade;
  • Educa;
  • Forma profissionais especialistas em sustentabilidade;
  • Melhora a saúde e o bem-estar das pessoas;
  • Entre outros.

Como isso funciona na prática?

Como dissemos anteriormente, foram criados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e cada um deles foi dividido em metas. Desses 17, existem 3 que podem ser diretamente beneficiados pelas construções sustentáveis. São eles:

  • Objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar;
  • Objetivo 7 – Energia Limpa e Acessível;
  • Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Objetivo 3 – Saúde e Bem-Estar

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.”

O 3º objetivo proposto pela ONU tem como tema a saúde e o bem-estar. Para que seja possível alcançá-lo, ele foi subdividido em 13 metas e uma delas chama atenção pela proximidade com as construções sustentáveis:

“Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo”

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças respiratórias e pulmonares, associadas à baixa qualidade do ambiente interno, são 3 das 5 principais causas de morte?

Hoje, já se sabe que a forma como um edifício é construído pode afetar a saúde e o bem-estar de quem o frequenta e, quando o assunto são construções com soluções sustentáveis, é possível:

  • Melhorar a qualidade do ar;
  • Reduzir a poluição;
  • Garantir um ambiente mais saudável, produtivo, feliz e confortável para todos.

Objetivo 7 – Energia Limpa e Acessível

“Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.”

O 7º dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável trata sobre energia limpa e acessível. Esse é, provavelmente, o tema que mais se relaciona com as construções sustentáveis, especialmente no que diz respeito à meta a seguir:

“Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.”

A eficiência energética nada mais é do que o uso consciente de energia e a adoção de fontes alternativas, com o intuito de descentralizar a dependência de uma única fonte geradora de energia. E esse é um dos grandes focos das construções sustentáveis.

Nós sabemos que o uso de energia é essencial. Mas, a partir de soluções como iluminação e ventilação natural, é possível gastar muito menos com energia elétrica. Na verdade, essas soluções tem zero consumo de energia. Consequentemente, elas tornam os edifícios mais eficientes do ponto de vista energético, contribuindo para a redução de emissão de carbono e diminuindo o impacto no meio ambiente.

Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”

O 11º objetivo apresentado pela ONU também está diretamente relacionado às construções sustentáveis. Afinal, para se ter cidades e comunidades sustentáveis, é preciso que as edificações também tenham essa característica. Nesse sentido, podemos destacar a seguinte meta:

“Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.“

De acordo com a ONU, 55% da população mundial vive em áreas urbanas. Em 2050, a expectativa é de que esse percentual suba para 70%. Isso significa que é fundamental que as comunidades e, consequentemente, as edificações se tornem sustentáveis.

As edificações, sejam elas casas, fábricas, supermercados ou galpões comerciais, são as fundações de uma cidade. E os ambientes construídos contribuem para a composição das comunidades. Por esse motivo, é essencial que as construções sejam sustentáveis, visando a garantia da qualidade de vida de toda a população, especialmente a longo prazo.

Por que uma construção com iluminação e ventilação natural ajuda a alcançar as metas?

Agora que você já conhece as metas que mais se relacionam com as construções sustentáveis, vamos te mostrar por que soluções como a iluminação e a ventilação natural são excelentes aliadas para alcançar as metas propostas pela Organização das Nações Unidas.

Para começar, precisamos lembrar que tanto a iluminação, quanto a ventilação natural, ajudam os edifícios a se tornarem energeticamente eficientes. Afinal, enquanto muitas empresas precisam usar energia elétrica para garantir uma boa iluminação e ventilação dos ambientes internos, as construções sustentáveis conseguem resultados ainda melhores nesse sentido, com consumo zero de energia.

O resultado disso é uma economia considerável nos gastos com energia elétrica e a redução do impacto ambiental que a construção causa. Afinal, com essas soluções, a utilização de recursos naturais diminui. Um exemplo clássico disso é a água, usada para gerar energia nas usinas hidrelétricas.

Mas isso não é tudo! Existem vários outros benefícios que esses sistemas oferecem e que estão diretamente relacionados às metas da ONU. No que diz respeito à iluminação natural, podemos destacar:

  • Condições de trabalho seguras e saudáveis;
  • Melhora do humor;
  • Redução da fadiga;
  • Aumento da disposição;
  • Maior estímulo à criatividade;
  • Aumento da produtividade.

Já a ventilação natural:

  • Garante conforto térmico;
  • Melhora as condições de trabalho;
  • Elimina o ar quente e com impurezas, mantendo o ar interno fresco e limpo;
  • Evita a propagação de vírus e bactérias;
  • Reduz a transmissão de doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

Agora que você já sabe o quanto as construções sustentáveis podem ajudar a sociedade a alcançar os objetivos propostos pela ONU, está na hora de descobrir o que você pode fazer para tornar a sua empresa sustentável. Baixe o ebook e descubra!

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email