Como a iluminação natural reduz a fadiga no trabalho

A iluminação natural no trabalho tem se tornado uma tendência cada vez mais adotada em empresas de todos os setores. É claro que uma das principais razões para a alta procura dessa solução é a redução no consumo de energia elétrica, que leva à economia nas contas de energia elétrica.

Mas o que talvez você não saiba é que a iluminação natural no trabalho também proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos colaboradores, contribuindo para a melhora da qualidade de vida das pessoas.

A seguir vamos te contar porque a iluminação natural no trabalho é capaz de reduzir a fadiga dos colaboradores e quais são os outros benefícios que essa solução oferece para a sua equipe.

De que forma a iluminação natural no trabalho atua na redução da fadiga?

Você já ouviu falar no ciclo circadiano? Ele funciona como uma espécie de relógio interno do nosso organismo, já que ele é responsável por realizar todas as mudanças que o nosso corpo necessita, em ciclos de 24 horas. Relacionado ao tempo em que a Terra leva para dar a volta em seu próprio eixo, o ritmo circadiano afeta todo o nosso organismo, desde a maneira como dormimos, até a liberação de determinados hormônios.

Mas o que isso significa? Isso quer dizer que o cérebro humano compreende a mudança de tempo a partir da luz solar. Ou seja, a iluminação natural no trabalho ajuda a regular o organismo. Consequentemente, essa solução evita a fadiga, o estresse e outros problemas emocionais e físicos.

Somente esse fato já seria suficiente para compreender o quanto a luz solar influencia na redução da fadiga. Mas isso não é tudo. A luz do sol também interfere no sono. Afinal, ao mesmo tempo em que ela faz com que o cérebro compreenda quando os sistemas que levam ao estado de vigilia estão ativos, o contrário também acontece. Já que durante o anoitecer, o corpo começa a liberar melatonina, que é a substância química que nos ajuda a dormir.

Fadiga visual

Além de atuar contra a fadiga do corpo, de maneira geral, a luz solar também evita a fadiga visual. A fadiga visual normalmente ocorre quando um trabalhador fica muito tempo olhando para o mesmo local, sem piscar e lubrificar os olhos, por exemplo. Além disso, ela também pode ser causada pela má iluminação, já que sobrecarrega a visão.

Dentre as principais consequências da fadiga visual, estão:

  • Dor de cabeça;
  • Visão embaçada;
  • Coceira;
  • Ardência nos olhos;
  • Cansaço.

Outro benefícios

Saúde mental

Como você já sabe, a luz solar exerce grande influência sobre o comportamento humano. E isso ocorre de maneira biológica. Afinal, a luz do sol contribui para o aumento de serotonina, que é a substância química responsável pela sensação de bem-estar. Consequentemente, quando há iluminação natural no trabalho, a tendência é que os colaboradores apresentem uma melhora no humor, com maior disposição e alegria.

Ou seja, a iluminação natural no trabalho gera um efeito positivo na vida das pessoas. Sem falar que ainda ajuda a evitar problemas como depressão, estresse, ansiedade, mal humor, entre outros.

Saúde física

Como você já deve saber, a luz do sol contribui para a produção de vitamina D. Essa, por sua vez, regula o ciclo biológico e é responsável pela produção de hormônios relacionados ao humor e ao bem-estar físico e emocional. Sem falar que a vitamina D também melhora a atuação dos sistemas cardíaco e circulatório.

Mas isso não é tudo. No que diz respeito à saúde física, a iluminação natural no trabalho também garante conforto visual e contribui no combate a problemas de visão. Inclusive, trabalhar em um local com condições inadequadas de iluminação pode prejudicar a visão a longo prazo, levando até mesmo à perda gradativa.

Aumento da produtividade

Conforme o corpo e a mente se sentem mais dispostos, a iluminação natural no trabalho também influencia a forma como as pessoas enfrentam o dia a dia. Essa é, inclusive, uma das grandes razões pelas quais a iluminação natural é tão indicada para fábricas e empresas de todos os ramos. Afinal, ela aumenta a produtividade da equipe e melhora o desempenho do negócio como um todo.

Maior segurança

Um dos benefícios mais importantes da iluminação natural no trabalho é o aumento da segurança dos colaboradores. Afinal, toda iluminação, quando conta com a intensidade correta, sem excessos ou faltas, contribui para a criação de um ambiente de trabalho seguro para os profissionais.

Para compreender a importância da iluminação nesse quesito, basta lembrar que a falta de visibilidade ou a cegueira momentânea, causada por fortes refletores, estão entre as principais responsáveis por quedas e outros tipos de acidentes dentro das fábricas.

Normas Regulamentadoras

Por falar em segurança, as Normas Regulamentadoras foram criadas justamente com esse objetivo: garantir um ambiente de trabalho saudável para os colaboradores das empresas. Essas normas definem procedimentos padrões que estão relacionados à segurança e ao bem-estar dos funcionários. Dessa forma, o cumprimento das Normas Regulamentadoras evita inúmeros riscos e acidentes.

E o melhor de tudo: a iluminação natural no trabalho atende às Normas Regulamentadoras, em especial a NR 17, que trata sobre critérios de ergonomia relacionados às condições ambientais de trabalho. Dentre outras recomendações, essa diretriz oferece alertas sobre a luminosidade do ambiente, declarando que a iluminação deve ser:

  • Adequada e apropriada à natureza da atividade realizada no ambiente;
  • Uniforme, distribuída e difusa;
  • Projetada e instalada de forma que evite ofuscamento e contrastes excessivos.

Você acaba de conferir os principais benefícios da iluminação natural no trabalho. E se deseja saber mais sobre essa solução, clique aqui e baixe o nosso guia oficial da iluminação natural.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email