Como a iluminação natural ajuda a prevenir acidentes de trabalho

Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores têm sido uma preocupação constante entre em empresas de todos os setores. Mas mais do que isso, garantir a segurança da equipe deve ser um dos principais objetivos dos empresários. Os acidentes de trabalho podem ser causados por diversos motivos, como falta de conhecimento, técnicas ultrapassadas e também por condições inadequadas. Apesar de alguns serviços apresentarem mais riscos para o trabalhador, a maior parte dos acidentes de trabalho podem ser evitados com equipamentos de proteção, monitoramento e boas condições no ambiente. No último quesito, a iluminação natural se torna fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores.

De que forma a iluminação natural ajuda a prevenir acidentes de trabalho?

A iluminação inadequada é um dos principais motivos dos acidentes de trabalho atualmente. Ela é um risco físico e um grande perigo, especialmente em certas atividades industriais. Sem luz, a visão do profissional fica comprometida, fazendo com que ele não consiga ver o que está ao seu redor, incluindo sinalizações fundamentais para a sua segurança. A consequência disso podem ser choques, quedas e até mesmo erros durante a operação de máquinas.

 

Mas não pense que somente a pouca luz é prejudicial. O excesso também pode ser um problema. A iluminação faz parte da ergonomia organizacional, assim como a temperatura e a acústica. Para que ela esteja em boas condições, é preciso que seu fluxo seja constante, uniforme, difuso, sem sombras e sem grande contraste ou ofuscamento.

Benefícios da iluminação natural para o trabalhador

Emitida a partir da luz solar, a iluminação natural pode ser responsável por toda ou quase toda a iluminação do local de trabalho. Quando utilizada dentro de empresas, ela proporciona inúmeros benefícios para o negócio e seus colaboradores. É fato que o ser humano foi criado para trabalhar com a luz do dia e que a visão é fundamental para boa parte das ações humanas. Fonte de vitamina D, a luz solar ajuda a proteger os ossos e ainda leva ao bem-estar. Mas mais do que isso, uma iluminação correta garante a segurança do profissional em inúmeros aspectos.

 

A fadiga visual, por exemplo, acontece quando o trabalhador passa muito tempo olhando para um lugar sem piscar e lubrificar os olhos. A má iluminação também pode ser uma das causas, já que sobrecarrega a visão. As consequências dessa fadiga podem ser dor de cabeça, ardência, coceira e visão embaçada. Além disso, trabalhar em um local com condições inadequadas de iluminação por muito tempo também pode prejudicar a visão à longo prazo, levando à perda gradativa da mesma. Mas isso não é tudo! A má iluminação ainda pode afetar o profissional psicologicamente, causando estresse, ansiedade, mal humor e outras problemas emocionais

De que forma a iluminação natural é vantajosa para a empresa?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Twente, na Holanda, 18% das pessoas que foram expostas à iluminação semelhante à luz solar por 24h se sentiram mais produtivas, 71% mais bem-humoradas, 76% mais felizes e 50% mais saudáveis. Nesses dados estão um dos principais motivos que fazem as empresas investirem na iluminação natural. Afinal, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, ela ainda contribui para sua produtividade e pode ajudar a aumentar as vendas. Mas suas vantagens vão além disso. Um exemplo prático é a necessidade de manutenção. Como as lâmpadas artificiais podem queimar com certa frequência, o setor industrial pode sofrer com a queda de rendimento devido às trocas. Como a luz solar é um recurso infinito, ela sempre está disponível para uso, garantindo a iluminação do local de trabalho e reduzindo os gastos com energia elétrica, especialmente quando usada em conjunto com soluções artificiais.

 

Ou seja, além de trazer inúmeros benefícios para os colaboradores e para o negócio, a iluminação natural ainda é rentável, garante uma maior eficiência e torna o ambiente de trabalho mais agradável, confortável e seguro. Tudo isso é possível com um bom projeto de iluminação natural. Quer as melhores soluções para o bem-estar da sua equipe? Clique aqui e entre em contato com nossos especialistas.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email