Como a Volvo reduziu em 30% o gasto de energia com iluminação natural

volvo eficácia energética

Conheça o case de sucesso da Volvo Trucks dos Estados Unidos, que conseguiu alcançar uma meta de eficácia energética de 10 anos, em apenas 12 meses.

A eficácia energética é um dos principais objetivos das empresas que investem em iluminação natural. Afinal, quem não quer manter a produtividade ou aumentá-la, consumindo menos energia elétrica e, consequentemente, reduzindo seus gastos?

Foi justamente esse o resultado que a Volvo Trucks, nos Estados Unidos, obteve ao investir em iluminação natural. A seguir, vamos te contar todos os detalhes desse case de sucesso, que fez com que a empresa diminuísse sua intensidade energética em 30%.

Um case de sucesso

Em 2010, uma das maiores instalações do Grupo Volvo nos EUA, a Volvo Truck, decidiu investir em iluminação natural e os resultados desse investimento foram realmente surpreendentes. Instalada em New River Valley, a empresa conseguiu reduzir em 30% seu gasto com energia elétrica, aumentando consideravelmente sua eficácia energética.

Isso foi possível devido à instalação de um sistema de iluminação natural, em conjunto com um sistema de iluminação LED, que utiliza sensores para garantir que o nível de iluminação no interior do ambiente se mantenha sempre de acordo com os padrões ideais.

Dessa forma, conforme o sol nasce e vai atingindo o sistema de iluminação natural, as luzes de LED apagam automaticamente, já que não são mais necessárias, devido ao ambiente ter a luz necessária para o desenvolvimento das atividades da indústria.

Conheça um sistema similar da Engepoli:

Os resultados: eficácia energética

De acordo com o relatório realizado pelo Instituto Eneref, a partir de informações compartilhadas pela Volvo Truck, que fabrica caminhões, ônibus, motores marítimos, entre outros, a utilização do sistema de iluminação natural para obter luz nos ambientes foi fundamental para que a empresa melhorasse a iluminação da construção, conseguindo alcançar a eficácia energética.

A prova disso está nos números. Com o uso da iluminação natural em mais de 65% da planta, a empresa:

Diminuiu em 29,6% o uso de energia elétrica por caminhão fabricado na Volvo Truck, em New River Valley;

Aumentou a quantidade de lux, já que antes da instalação do sistema de iluminação natural, a iluminação elétrica oferecia cerca de 300 lux de luz interior para a empresa. Já com a iluminação natural, a quantidade subiu para 500 a 600 lux.

Garantiu uma iluminação natural, de forma uniforme, em toda instalação;

Todos esses resultados fizeram com que o próprio gerente de Instalações e Energia da Volvo Truck, Mike Kijak, afirmasse que a sensação foi de que o dinheiro investido foi bem gasto.

Superando a meta

Essa iniciativa da Volvo Trucks ocorreu especialmente devido ao plano do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE). O DOE trabalhou em conjunto com 32 empresas que se comprometeram a diminuir em 25% a intensidade de energia industrial por unidade de produto.

Essa meta deveria ser cumprida em 10 anos, mas ao investir em iluminação natural, a Volvo Truck conseguiu superá-la em apenas um ano graças à grande eficácia energética do sistema.

Os benefícios para os funcionários

Vale ressaltar que a eficácia energética não foi o único benefício percebido na Volvo Trucks. A empresa também notou o quanto a iluminação natural também foi vantajosa para seus colaboradores. O aumento da produtividade foi uma das atitudes perceptíveis, assim como a vontade dos profissionais em fazerem o melhor possível, em prol da empresa.

E o interesse pelo sistema de iluminação natural foi tão grande que, conforme elas começaram a ser instaladas, os funcionários passaram a solicitar que elas fossem incluídas também em seus locais de trabalho.

Iluminação natural e eficácia energética perto de você

Você sabia que a Engepoli Sistemas Sustentáveis possui patentes exclusivas no Brasil, para oferecer um serviço personalizado de iluminação natural a seus clientes? Especialista em desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis, a Engepoli conta com 12 sistemas de iluminação natural.

o que é iluminação natural

Cada um deles é indicado para diferentes necessidades, mas todos oferecem os seguintes benefícios:

Maior conforto visual para clientes e profissionais;

Redução de fadiga e melhora na disposição dos colaboradores;

Oferecem a iluminação ideal durante o dia;

Condições ambientais de trabalho seguras e saudáveis aos profissionais, seguindo as diretrizes da NR 17;

Estimulação da criatividade e aumento da produtividade;

Economia real de energia, que diante dos demais benefícios, acaba tornando-se um bônus.

Atendimento à NBR 8995-1 ISO CIE.

Isso tudo é possível devido a três características, grandes diferenciais dos sistemas da Engepoli. São elas:

Dica de leitura:

Custo zero de energia: entenda como o Sistema Skylux NanoPrismático pode iluminar a sua indústria por boa parte do dia

Descubra quais são as razões que fazem do Sistema Skylux, a melhor solução para iluminação da indústria em meio à crise hídrica brasileira.

Quer saber mais sobre como os nossos sistemas de iluminação natural promovem eficácia energética para indústrias? Clique aqui e conheça todas as soluções da Engepoli.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email