Benefícios da iluminação natural: aumente suas vendas com o efeito UAU!

Surpreender o cliente é sempre um dos objetivos dos times de marketing de todas as empresas. Contudo, essa missão nem sempre é simples e exige que esses profissionais estejam dispostos a mudar para alcançar o chamado “efeito UAU!” em suas empresas — e entender os benefícios da iluminação natural é importante para essa missão.

O efeito UAU! está relacionado à capacidade da empresa de surpreender o cliente. Essa surpresa pode ser causada por vários fatores, como o preço, a qualidade do atendimento, a disposição dos produtos na loja e, claro, a maneira que um produto está disposto e sendo demonstrado, é aí que a iluminação natural pode ser um grande agregador em um negócio.

Entender os impactos que os projetos de iluminação têm no processo de vendas é fundamental para surpreender e fidelizar os clientes.

Os benefícios da iluminação natural para as ações do marketing

A iluminação tem inúmeros papéis dentro de uma empresa. Um deles é o de garantir um bom ambiente de trabalho aos colaboradores. Contudo, nem sempre a iluminação ideal para o trabalho é a aquela que ajudará o cliente a comprar.

Por exemplo: imagine um açougue. Os profissionais que trabalham nesse local precisam de um projeto de iluminação que os deixe sempre atentos, uma vez que o risco de acidentes é alto.

Essa iluminação pode ser feita com lâmpadas de LED branca, com temperatura de cor alta, por exemplo. Contudo, essa luz fria terá um impacto na forma como os clientes enxergam os produtos, neste caso, as carnes.

Ainda que esteja fresca, ela poderá ter uma aparência pálida, longe daquela cor avermelhada forte que passa ao consumidor a sensação de que ele está adquirindo um produto fresco e de qualidade. O mesmo acontece com frutas e verduras em pontos de hortifrutti de supermercados.

Entendeu como equilibrar as funções da iluminação no marketing é importante? Com o tom de luz certo, usando um projeto de iluminação natural, as empresas conseguem destacar as qualidades do produto, o que ajuda a atingir o efeito UAU! Isso tudo porque a iluminação natural possui o Índice de Reprodução de Cores de 100%

Benefícios da iluminação natural: a iluminação natural com o objetivo de valorizar o produto

Pegando carona no tópico anterior, precisamos entender que as lojas são grandes vitrines dos seus produtos. Sendo assim, a iluminação precisa valorizá-los.

É claro que cada segmento vai ter suas demandas específicas, mas todas elas podem ser atendidas por projetos que utilizem luz natural na composição da iluminação do ambiente.

Iluminação natural contribuindo para o uso do ambiente comercial

Uma outra maneira de surpreender o cliente, alcançando o efeito UAU!, é ajudando-o a usar o ambiente comercial adequadamente. As lojas físicas são pensadas para que as pessoas tenham uma boa experiência de compra.

As pessoas precisam entender onde estão os produtos, precisam ver e entender os rótulos e embalagens, achar ambientes específicos, como os caixas, banheiros, vitrines etc.

A iluminação pode ser usada para fazer com que as pessoas usem todo o potencial das lojas.

Uma pesquisa publicada pela Opinion Box mostra que 70% das pessoas compraram em uma loja física nos últimos 12 meses, portanto, garantir uma experiência ao cliente é essencial nesses locais.

Esse é mais um motivo para investir nos benefícios da iluminação natural em projetos de iluminação, pois eles ajudam a encantar os clientes.

Responsabilidade ambiental também está na lista dos benefícios da iluminação natural

Uma matéria publicada pela Fiep mostra que 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis. A sustentabilidade é um tema forte que tem ganhado cada vez mais espaço na mídia.

Uma das formas de se tornar mais sustentável é melhorar o seu projeto de iluminação. Ainda que consumam menos eletricidade, as lâmpadas de LED têm impacto ambiental durante a sua fabricação, uma vez que suas matérias-primas vêm de indústrias como a mineração.

Reduzir o consumo de energia elétrica utilizada por luminárias é uma forma de melhorar a sustentabilidade. Entre os benefícios da iluminação natural está o fato de que ela consegue iluminar as lojas, garantindo que elas atinjam os níveis de iluminância necessários para encantar, com um impacto ambiental muito menor do que a iluminação artificial.

Não por acaso, empresas que estão se comprometendo as metas de ESG estão trocando seus projetos de iluminação elétrica para garantir a presença da iluminação natural.

Além de impactar positivamente a imagem dos negócios, fazendo com que os consumidores associem as marcas a aspectos positivos, esse investimento ainda reduz os custos com eletricidade.

Agora que você entendeu os benefícios da iluminação natural e como ela contribui para impressionar os clientes, converse com seu time de marketing para que essa estratégia seja incorporada nas ações do seu negócio.

Como a Engepoli pode auxiliar você a alcançar o Efeito UAU!

O Skylux Diffuser – sistema de iluminação natural desenvolvido e fabricado pela Engepoli – é o que há de mais inovador em relação aos sistemas existentes no mercado.

Por utilizar a tecnologia NanoPrismática, com altíssima performance de transmissão da luz, oferece todas as vantagens citadas anteriormente neste artigo, com a facilidade de ser adaptado para todos os tipos de edificações.

Por isso, é considerado o melhor padrão de iluminação natural do mundo e é utilizado na maioria dos empreendimentos padrão AAA.

Benefícios do sistema Skylux:

  • Eficiência de no mínimo 14,3% superior em comparação aos sistemas do mercado
  • Pode ser instalado em qualquer formato e tamanho de telha
  • Possui baixo peso estrutural
  • Traz retorno garantido sobre o investimento
  • Promove uma melhora significativa na transmissão de luz
  • Filtra até 98% dos raios UV
  • Não gera custos com energia, nem manutenção
  • Possui alta resistência mecânica
  • Impede a incidência direta dos raios solares (efeito Hot-Spot)
  • Proporciona eficiência energética.
COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email