Arquitetura Industrial Moderna: Conheça nossas soluções para diversas oportunidades

A arquitetura industrial nasceu por volta do século 18, após a Revolução Industrial. A princípio, esse tipo de arquitetura considerava apenas as necessidades das indústrias — como processos produtivos e fluxos de trabalho.

Porém, à medida que a sociedade foi se tornando mais consciente em relação à segurança dos trabalhadores e a preservação do meio-ambiente, estes aspectos também foram incorporados à arquitetura industrial moderna.

Confira neste artigo seus pilares básicos (segurança, poeira e controle de pragas, controle da umidade, ventilação, conforto térmico, iluminação), descubra o papel do retrofit neste contexto e quais as soluções da Engepoli favorecem a arquitetura industrial moderna.

O que é a arquitetura industrial?

A arquitetura industrial resulta do processo de industrialização e mecanização que surgiu após a revolução industrial. Esse estilo de arquitetura surgiu para suprir as necessidades das indústrias — considerando processos de produção e fluxos de trabalho individuais.

Conforme foi aumentando a preocupação com a saúde e bem-estar dos colaboradores, a arquitetura industrial passou a abranger também aspectos voltados para garantir a segurança dos trabalhadores.

Arquitetura industrial moderna

Tecnologias e robótica em constante evolução acabaram exigindo que os edifícios industriais existentes comecem a ser modificados, para se adaptar às mudanças nas necessidades de uso — e à nova arquitetura industrial.

Por isso, conforme o mundo lutava contra uma emergência climática causada em grande parte pelas emissões de carbono geradas pelos edifícios, surgiu um movimento crescente para tornar os edifícios existentes mais verdes e exigir padrões e práticas de construção mais sustentáveis na arquitetura para novos edifícios industriais, com uma preocupação superior com o uso inteligente de energia e consumo reduzido de recursos naturais esgotáveis.

É aí que surge a arquitetura industrial moderna, que traz uma preocupação que vai além da facilitação dos processos produtivos e a segurança dos trabalhadores, considerando também os impactos negativos ao meio ambiente.

Neste sentido, a arquitetura industrial moderna considera tópicos que envolvem:

  • O meio ambiente: os impactos ao meio ambiente que a construção causa e se o projeto leva em conta o bom aproveitamento dos recursos naturais
  • A sociedade: o bem-estar e segurança aos colaboradores e demais frequentadores do espaço que é proporcionado pela edificação — incluindo conceitos como conforto térmico e lumínico
  • Economia de recursos naturais: o projeto deve considerar o uso responsável dos recursos naturais e reduzir ao máximo a necessidade de manutenção — em médio e longo prazos — dos sistemas que integram a edificação.

Assim, a arquitetura industrial moderna é composta por alguns pilares básicos:

Segurança

Neste sentido, a arquitetura industrial moderna considera a aplicação de práticas seguras durante a obra — além da segurança dos frequentadores da edificação, quando pronta.

Assim, enquadram-se neste tópico a adequação às determinações da Norma Regulamentadora número 17 (NR 17).

Controle de fungos e bolor

Este pilar envolve a criação/adaptação do projeto da edificação considerando aspectos como a vedação eficiente (que evita a entrada de vetores e reduz a proliferação de bolor e fungos), além da escolha de materiais sustentáveis e que favoreçam a higienização constante.

Controle de umidade

Manter a umidade controlada (entre 40% e 70%, conforme a Organização Mundial de Saúde – OMS) nas edificações industriais é fundamental para garantir a adequação às determinações da NR-15 — além de evitar as doenças respiratórias, alergias e até mesmo a propagação de vírus como o da Covid-19.

Ventilação

Outro ponto fundamental da arquitetura industrial moderna é garantir a entrada constante de ar nas edificações, garantindo o conforto térmico e a qualidade do ar.

A ventilação adequada também permite a exaustão de gases e pós em suspensão em ambientes industriais.

Além disso, a arquitetura industrial deve priorizar materiais que limitem a entrada de poluentes e impurezas.

Independentemente dos sistemas de ventilação empregados (natural ou artificial), também é preciso considerar a necessidade de manutenção de seus componentes — priorizando sempre a eficiência e economia a longo prazo.

Conforto térmico

Como vimos, a arquitetura industrial moderna considera o bem-estar dos colaboradores e demais frequentadores das edificações.

Por isso, o conforto térmico é um de seus pilares — que deve respeitar a temperatura ideal para fornecer comodidade, sem apresentar contrastes com a temperatura externa.

Iluminação

Na arquitetura industrial moderna, a iluminação deve ser bem equilibrada (sem pontos cegos), utilizando sistemas que garantam o menor gasto possível de energia não-renovável.

Assim, evitam-se acidentes — garantindo a segurança dos frequentadores das edificações — além de reduzir o impacto ao meio-ambiente.

Retrofit de edificações

A arquitetura industrial moderna também busca reparar construções antigas, adaptando-as para a tecnologia atual, procurando ainda reduzir os efeitos negativos que estas possam causar à natureza e às pessoas que a frequentam.

Esta é uma preocupação válida, visto que — no mundo todo — existem “5.2 trilhões de quilômetros quadrados de edificações, 99% dos quais não são sustentáveis”, segundo dados da Drawdown.

Sendo que um relatório do Preservation Green Lab do National Trust descobriu que revitalizar um prédio antigo é, de fato, mais sustentável do que construir estruturas de alta tecnologia do zero.

Afinal, enquanto as novas construções normalmente levam de 10 a 80 anos para compensar os impactos ambientais do processo de construção inicial, os retrofits proporcionam enormes benefícios ambientais imediatamente:

  • Redução do impacto de crises hídricas, como a que sofremos nos últimos anos
  • Controle das alterações climáticas
  • Diminuição na emissão de gases do efeito estufa
  • Preservação dos recursos naturais.

Soluções Engepoli para arquitetura industrial moderna

Atuando no ramo da engenharia sustentável, a Engepoli fornece — há mais de duas décadas — soluções de ventilação e iluminação natural, bem como retrofit de edificações industriais.

Conheça as soluções da Engepoli que favorecem a arquitetura industrial moderna:

Iluminação natural

As soluções em iluminação natural da Engepoli são todas patenteadas, compostas por materiais sustentáveis e resistentes, dispensando gastos com manutenções e fornecem uma iluminação totalmente equilibrada — superior às oferecidas pelos demais sistemas disponíveis no mercado.

Versáteis, os sistemas Engepoli também podem aliar a iluminação natural à artificial, proporcionando uma iluminação híbrida.

Ventilação natural

Os sistemas de ventilação Engepoli são projetados para garantir a troca constante e eficiente de ar entre o ambiente interno e externo das edificações.

Com isso, promove a exaustão frequente e eficaz dos gases e pós em suspensão nos ambientes, proporcionando maior qualidade do ar.

Além disso, também garantem o conforto térmico, dispersando o ar quente — sem causar grandes contrastes com a temperatura externa.

Adaptáveis, os sistemas de ventilação natural da Engepoli podem ser utilizados nos mais variados tipos de edificações.

Sem falar que eles apresentam excelente resistência mecânica, possuem adicionais como telas anti-insetos, anti-pássaros e anti-vandalismo.

Retrofit

Mais do que viabilizar a construção de novas edificações sustentáveis e adaptadas à arquitetura industrial moderna, as soluções Engepoli também permitem a adequação de construções antigas às tecnologias atuais — mais sustentáveis.

Para tanto, os engenheiros altamente especializados da Engepoli consideram as particularidades de cada edificação, personalizando os projetos para que apresentem os melhores resultados.

Projetos alinhados à certificação LEED

As soluções sustentáveis fornecidas pela Engepoli também garantem o alinhamento às exigências para obtenção da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED, em portugês, Liderança em Energia e Design Ambiental).

Essa certificação garante a credibilidade da sustentabilidade das empresas, por meio da observância de alguns elementos:

  1. Terrenos sustentáveis
  2. Processo integrativo
  3. Localização e transporte
  4. Inovação
  5. Eficiência hídrica
  6. Energia e atmosfera
  7. Materiais e recursos
  8. Qualidade ambiental interna
  9. Prioridade regional.

Sendo que quanto maior a adequação a estes aspectos, maior a pontuação cedida — que, ao final, determina o nível de certificação que será concedido à empresa:

  1. Certified: 40 – 49 pontos
  2. Prata: 50 – 59 pontos
  3. Ouro: 60 – 79 pontos
  4. Platinum: ≤ 80 pontos.

Um dos maiores casos de sucesso da Engepoli na obtenção da certificação LEED é o Centro de Distribuição do Caju da Coca-Cola, localizado no Rio de Janeiro.

A obra recebeu a certificação máxima da LEED: o nível Platinum. Com isso, a edificação figura entre os 6% de edifícios globais com melhor desempenho ambiental, sendo o primeiro no ramo de bebidas.

A Engepoli já realizou inúmeros projetos que priorizam a sustentabilidade industrial — e favorecem a arquitetura industrial moderna — trazendo excelentes resultados com seus sistemas de alta tecnologia.

Conheça dois deles abaixo:

Pioneira em sistemas para a engenharia sustentável, desde 1999 a Engepoli tem desenvolvido soluções inovadoras na área de ventilação e iluminação natural.

Soluções que, além de favorecer a criação de novas edificações verdes, também permitem a adaptação de construções já prontas.

Além disso, a engenharia da Engepoli é focada no desenvolvimento e execução de soluções sob medida para cada necessidade.

Quer tornar seu projeto — ou edificação — mais sustentável? Acesse este link para conversar com um de nossos especialistas e clique aqui para conhecer nosso catálogo de produtos.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email