Ambiente fabril: soluções para aumentar a qualidade e amenizar o calor do espaço

ambiente fabril qualidade

Conheça 5 soluções que prezam pela saúde e bem-estar dos seus colaboradores, além de aumentar a produtividade do ambiente fabril.

Se um dia a qualidade e o conforto ambiental foram negligenciados no ambiente fabril, hoje os gestores das indústrias estão cada vez mais empenhados na melhoria das condições de trabalho.

Afinal, não importa o tamanho da fábrica, a segurança, a saúde e o bem-estar dos clientes e colaboradores precisam ser prioridade.

Nesse sentido, existem algumas exigências que os órgãos responsáveis demandam das empresas. Mas, mais do que seguir essas normas, é importante que o gestor busque aprimorar constantemente o ambiente fabril, para deixá-lo ainda mais confortável e seguro.

Se você está procurando formas de como fazer isso, a seguir vamos te mostrar 5 soluções para aumentar a qualidade e diminuir o calor no galpão industrial.

Qual é a importância de garantir boas condições de trabalho para seus colaboradores?

Você sabia que a NR17 possui inúmeras exigências do Ministério do Trabalho e Previdência Social com relação às condições ambientais de trabalho? Nela, são apresentados parâmetros para temperatura, ruídos, velocidade do ar, luminosidade e qualidade do ar.

Afinal, todos esses fatores precisam estar em ordem para garantir as melhores condições de trabalho possíveis aos colaboradores. Sem falar que essa norma também está diretamente relacionada ao conforto ambiental na indústria, conjunto de condições voltadas para o bem-estar e a saúde de quem trabalha em um ambiente fabril.

A importância desse assunto para os trabalhadores é inegável. Mas, você sabia que ela também é vantajosa para a empresa? Confira a seguir alguns dos benefícios que o cuidado com as condições de trabalho podem oferecer para o seu negócio.

Dica de leitura:

NR17: o que diz sobre condições ambientais de trabalho

Aspectos como temperatura, umidade e qualidade do ar precisam estar dentro de parâmetros adequados para garantir condições ambientais de trabalho apropriadas.

5 soluções para melhorar a qualidade do ambiente fabril

1. Atenção com a limpeza

Certamente a sua empresa possui uma equipe responsável pela limpeza do espaço. Mas, é importante que essa responsabilidade seja estendida para todos os demais colaboradores.

Afinal, é papel de todos garantir que o local de trabalho se mantenha limpo e organizado. Sem falar que a falta desses cuidados pode causar vários problemas, como:

Mas como solucionar essas questões?

O primeiro passo é incentivar a equipe a incluir a limpeza em sua rotina diária. É fundamental que os colaboradores limpem diariamente os equipamentos utilizados por eles, por exemplo. Essa pequena ação pode ser decisiva para o bom desempenho da sua equipe e também do maquinário.

2. Melhore a sinalização

A sinalização é outro assunto indispensável quando falamos sobre melhorar a qualidade do ambiente fabril. Afinal, a informação visual é fundamental para:

Para ter certeza de que a sua indústria possui a melhor sinalização possível, é importante investir em sinalizações de aviso, de emergência e de obrigação. Além disso, outros guias podem ser incluídos no ambiente para auxiliar os colaboradores a executar determinadas tarefas.

3. Dê importância para o layout

construção de galpões logísticos aaa

A preocupação com o layout do ambiente fabril é bastante comum em indústrias com produção em série. Afinal, todo o processo segue uma estrutura padrão e progressiva para otimizar ainda mais o fluxo de trabalho.

Mas a verdade é que, após um tempo, alguns ajustes podem ser necessários para manter a máxima eficiência da produção. Por essa razão, vale a pena reavaliar se a disposição das máquinas é a ideal. Além disso, também é possível fazer mudanças pequenas, mas muito significativas, na posição de ferramentas e insumos.

Tudo isso pode deixar o local mais organizado e reduzir o tempo dedicado a determinadas atividades.

4. Amenize o calor do galpão industrial

Covid-19 no ambiente de trabalho ventilação

Como você já sabe, o calor dentro de galpões industriais é uma queixa comum no ambiente fabril. Com isso, a empresa e seus colaboradores também sofrem com:

Para solucionar esse problema, a ventilação natural é a melhor solução. Baseada na utilização do ar natural para a ventilação de ambientes, os sistemas da Engepoli realizam a troca do ar interno. Com isso, o espaço ganha os seguintes benefícios:

Ar sempre fresco e limpo;

Maior qualidade do ar interno;

Ventilação higiênica;

Prevenção contra doenças respiratórias;

Eliminação de poeira, resíduos tóxicos e impurezas.

Dica de leitura:

Entenda como funciona um lanternim industrial

O lanternim industrial é um sistema sustentável que oferece inúmeros benefícios às empresas

5. Foque na iluminação

ambienta fabril e iluminação natural

Além de serem locais quentes, muitos galpões industriais também sofrem com iluminações precárias. Isso é um grande problema para o ambiente fabril, já que a má iluminação prejudica o discernimento das cores e ainda pode causar acidentes.

Mas como resolver isso de forma eficaz? A iluminação natural é a principal escolha. Baseadas no aproveitamento da luz do sol para iluminar ambientes internos, as soluções da Engepoli são sustentáveis, possuem um excelente custo-benefício e ainda ajudam a empresa a economizar energia elétrica.

Sem falar que a iluminação natural também:

Aumenta a produtividade;

Melhora a concentração;

Melhora a estética do ambiente;

Proporciona conforto visual;

Evita fadiga e estresse;

Aumenta os níveis de vitamina D dos profissionais, contribuindo para o humor e bem-estar da equipe;

Garante uma visibilidade perfeita, evitando acidentes que poderiam ser causados por ofuscamento ou pouca luz.

Dica de leitura:

Custo zero de energia: entenda como o Sistema Skylux NanoPrismático pode iluminar a sua indústria por boa parte do dia

Você se interessou pelas soluções acima e quer saber mais sobre como a ventilação e a iluminação natural podem otimizar o seu ambienta fabril? Saiba mais no blog da Engepoli!

Você também pode se interessar por...

Conheça os tipos de sistemas de iluminação para indústrias desenvolvidos pela Engepoli

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email