5 atitudes de empresas com foco em sustentabilidade

Mudanças climáticas, desastres ambientais, recursos naturais sendo usados de forma irresponsável… Esses cenários mostram o quanto as empresas sustentáveis são importantes para o futuro do planeta e das próximas gerações.

Inclusive, um dos temas que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado é o conceito ESG. Essa sigla, que significa “Enviromental, Social and Governance”, pode ser traduzida como “Ambiental, Social e de Governança”. Essas três palavras formam o tripé de uma empresa sustentável e significam que um negócio sustentável é aquele que busca o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente e a sociedade.

É verdade que as empresas têm buscado cada vez mais realizar ações voltadas a esses assuntos. E isso não é à toa. Os consumidores estão mais conscientes com relação ao impacto do seu consumo e isso também acaba refletindo no mercado. Por essa razão, não é difícil ver um esforço para que as cadeias produtivas sejam mais transparentes, já que os consumidores têm uma tendência a buscar produtos e serviços eficientes e sustentáveis.

Isso nos mostra que, além de contribuir para um mundo melhor, uma empresa que adota ações sustentáveis também está cuidando do seu bem mais precioso: seus clientes. Por esse motivo, essa iniciativa se tornou uma tendência para os negócios em 2023. E o que a grande maioria dessas empresas percebem ao adotar essas medidas? Que é possível aliar práticas sustentáveis, com o desenvolvimento e o crescimento dos negócios, aumentando os lucros.

Atitudes de uma empresa sustentável

Você já sabe que uma empresa sustentável é aquela que se desenvolve, respeitando o meio ambiente e a sociedade. Ou seja: que adota boas práticas econômicas, ambientais e sociais. E existem inúmeras ações que podem ser realizadas por uma empresa, para que ela seja considerada sustentável. As iniciativas podem estar vinculadas:

  • Aos produtos ou serviços;
  • Ao descarte de resíduos;
  • À logística;
  • Ao aproveitamento de matéria-prima;
  • Entre outros.

Entretanto, é importante ressaltar que essas ações não podem ser consideradas apenas como “marketing positivo” para os negócios. A sustentabilidade deve assumir um papel mais profundo nas empresas, causando mudanças estruturais. Somente dessa forma, os valores são criados ou modificados, sendo passados para os colaboradores e clientes.

Mas como fazer isso? Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos 5 atitudes que empresas sustentáveis realizam no dia a dia do seu funcionamento e que contribuem para um mundo e uma sociedade melhores.

Explorar recursos naturais como iluminação e ventilação, que economiza energia e melhora a qualidade do ambiente interno de trabalho

Quando falamos sobre mudanças estruturais, voltadas para a sustentabilidade, esse é um dos principais exemplos. Afinal, por meio de projetos arquitetônicos, é possível fazer com que sua empresa faça uso de recursos naturais ilimitados, como a luz do sol e o vento. A consequência disso é uma redução considerável no consumo de energia elétrica, que também diminui o uso de água, fundamental para as hidrelétricas.

Atualmente, existem inúmeras soluções que permitem o uso de recursos como a luz do sol e o ar externo, de forma tecnológica e sustentável. E o melhor de tudo é que elas ainda geram uma economia no custo de uma operação.

Escolher parceiros e fornecedores que têm o mesmo compromisso com a sustentabilidade e respeitem os direitos dos trabalhadores

De nada adianta a sua empresa adotar medidas sustentáveis, se os seus parceiros comerciais não possuem os mesmos valores. É fundamental buscar negócios com as mesmas ambições e que possuam certificações sustentáveis. Além disso, também é importante que seus fornecedores e parceiros comerciais tenham um histórico de respeito ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores.

Alinhar o desenvolvimento econômico com o respeito ao meio ambiente e à sociedade, buscando agregar valor social, ambiental e econômico de forma integrada

Produções irresponsáveis podem provocar vários problemas para o meio ambiente, para as empresas, para comunidades próximas e para a sociedade, de maneira geral. Dentre os principais, podemos citar: poluição, produtos de baixa qualidade, doenças e uso irresponsável de recursos naturais. A verdade é que foram séculos com falta de consciência, buscando lucro sem se preocupar com o desenvolvimento sustentável.

Por essa razão, é fundamental que as empresas estejam alinhadas ao conceito ESG. Um negócio com esses valores compreende a sua influência para o meio ambiente e para a sociedade. Uma empresa como esta entende que é preciso suprir as necessidades atuais, sem comprometer as necessidades das próximas gerações.

Participar de índices de sustentabilidade que medem o desempenho ambiental, social e econômico da empresa e atraem investidores conscientes

Os indicadores de sustentabilidade são ferramentas que medem o desempenho das empresas no que diz respeito ao seu comprometimento ambiental, social e econômico. Além de serem importantes indicativos para as empresas que buscam ser sustentáveis, eles também são muito utilizados por investidores preocupados com o meio ambiente e com a sociedade.

Esses investidores os utilizam para fundamentar sua tomada de decisões. Afinal, empresas com bons indicadores de sustentabilidade tem suas marcas fortalecidas, são mais competitivas e contam com maiores oportunidades de crescimento.

Investir em fontes renováveis de energia, como solar, eólica e hidrelétrica, que não emitem gases de efeito estufa nem geram resíduos tóxicos

Atualmente, somos muito dependentes de grandes empresas de gás e energia elétrica, por exemplo. No segundo caso, inclusive, a energia elétrica oriunda das hidrelétricas apresenta alguns problemas. Dentre os principais estão as crises causadas pela ausência de chuvas, o risco de apagões e a própria utilização da água, um recurso natural limitado.

Esses são alguns dos motivos que fazem com que exista uma tendência para que essa dependência seja descentralizada. A utilização de modelos que fornecem um sistema de pequenos geradores de energia e armazenamento em casas individuais e em comunidades é um grande exemplo.

Acabamos de te mostrar algumas atitudes que empresas sustentáveis tomam para receberem essa qualificação. E se você deseja começar a implantação de projetos de sustentabilidade no seu negócio, clique aqui e acesse o nosso Guia da Empresa Sustentável.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email