Ambientes comerciais menores também podem fazer uso de iluminação natural

ambientes-menores-engepoli

Tamanho é algo relativo, e na construção civil essa máxima também pode ser muito bem aplicada. Isso porque não importa se o projeto contempla muitos metros quadrados ou se estamos falando de um pequeno estoque de supermercado, qualquer lugar pode aproveitar de forma muito eficiente a iluminação natural.

Segundo o arquiteto e especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia em entrevista ao site Eco Desenvolvimento, Dima Bertolotti, é importante fazer a avaliação relacionada a iluminação de um ambiente a partir de dois pontos: o quantitativo e o qualitativo. No primeiro, é importante levar em consideração quais são os níveis mínimos de iluminação para que um ambiente possa oferecer aos usuários um local para o desenvolvimento de suas atividades de forma produtiva e segura.

No segundo ponto é necessário ponderar quais tipos de atividades são executadas naquele lugar de forma a serem realizadas com conforto visual e bem-estar, evitando problemas como doenças visuais, fadiga e depressão. “A iluminação natural pode oferecer maior quantidade e melhor qualidade de luz por um custo muito menor”, explica.

Aplicação em ambientes comerciais menores

No mês de fevereiro, a Engepoli entregou um projeto de iluminação natural para o estoque de um pequeno ambiente comercial. Como resultado, foi possível perceber o aumento considerável de luz natural entrando no local. “Com o uso dos sistemas de iluminação produzidos pela Engepoli, conseguimos manter as lâmpadas desligadas durante o horário comercial, transformando esse espaço em um local ‘Zero Energy’”, explica o diretor técnico comercial, Cassio Pisetti.

Aqui é possível ver o antes de depois da instalação:

Com essa instalação, é possível fazer uso da iluminação natural sem calor, ter um IRC de 100%, além de transformar este ambiente comercial em um espaço sustentável. As recomendações dadas pela Engepoli em projetos de menor porte são: fazer as especificações da iluminação natural prismática ainda no projeto. “Assim é possível evitar excessos e subdimensionamentos, excessos que provocam aquecimento do ambiente e a falta de iluminação natural afeta a quantidade de luz no ambiente”, pontua.

É importante ressaltar que tamanho aqui não é sinônimo de limitação. Se o objetivo da sua empresa é economizar com materiais que prezem pela sustentabilidade e conforto dos funcionários e clientes, basta entrar em contato com nosso time comercial para solicitar uma avaliação sem compromisso.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email