Tamanho é algo relativo, e na construção civil essa máxima também pode ser muito bem aplicada. Isso porque não importa se o projeto contempla muitos metros quadrados ou se estamos falando de um pequeno estoque de supermercado, qualquer lugar pode aproveitar de forma muito eficiente a iluminação natural.
Segundo o arquiteto e especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia em entrevista ao site Eco Desenvolvimento, Dima Bertolotti, é importante fazer a avaliação relacionada a iluminação de um ambiente a partir de dois pontos: o quantitativo e o qualitativo. No primeiro, é importante levar em consideração quais são os níveis mínimos de iluminação para que um ambiente possa oferecer aos usuários um local para o desenvolvimento de suas atividades de forma produtiva e segura.
No segundo ponto é necessário ponderar quais tipos de atividades são executadas naquele lugar de forma a serem realizadas com conforto visual e bem-estar, evitando problemas como doenças visuais, fadiga e depressão. “A iluminação natural pode oferecer maior quantidade e melhor qualidade de luz por um custo muito menor”, explica.
Aplicação em ambientes comerciais menores
No mês de fevereiro, a Engepoli entregou um projeto de iluminação natural para o estoque de um pequeno ambiente comercial. Como resultado, foi possível perceber o aumento considerável de luz natural entrando no local. “Com o uso dos sistemas de iluminação produzidos pela Engepoli, conseguimos manter as lâmpadas desligadas durante o horário comercial, transformando esse espaço em um local ‘Zero Energy’”, explica o diretor técnico comercial, Cassio Pisetti.
Aqui é possível ver o antes de depois da instalação:
Com essa instalação, é possível fazer uso da iluminação natural sem calor, ter um IRC de 100%, além de transformar este ambiente comercial em um espaço sustentável. As recomendações dadas pela Engepoli em projetos de menor porte são: fazer as especificações da iluminação natural prismática ainda no projeto. “Assim é possível evitar excessos e subdimensionamentos, excessos que provocam aquecimento do ambiente e a falta de iluminação natural afeta a quantidade de luz no ambiente”, pontua.
É importante ressaltar que tamanho aqui não é sinônimo de limitação. Se o objetivo da sua empresa é economizar com materiais que prezem pela sustentabilidade e conforto dos funcionários e clientes, basta entrar em contato com nosso time comercial para solicitar uma avaliação sem compromisso.