Como você já deve saber, a ventilação natural é um sistema que utiliza o ar natural para ventilar ambientes internos. Essa solução promove a troca de ar constante, substituindo o ar quente, abafado e muitas vezes com partículas nocivas, por um ar fresco e limpo.
Essas são algumas das razões que fazem com que a ventilação natural ganhe cada vez mais adeptos. Afinal, ela oferece inúmeras vantagens para industrias, galpões, supermercados e demais negócios. Mas aqui, o nosso foco não são os benefícios da ventilação natural em si, mas sim a importância de ter uma edificação arejada 24 horas por dia. E é sobre isso que nós vamos falar na sequência.
A importância de uma edificação arejada para os colaboradores
A importância de uma edificação arejada para o ser humano é inegável. Afinal, o oxigênio é o combustível dos glóbulos vermelhos, que o transportam para dentro das células, sendo responsável pelo bom funcionamento do organismo. Ou seja, a renovação do ar é fundamental para a qualidade de vida.
Quer um exemplo disso? Você já sentiu tontura ou dor de cabeça depois de passar ao menos uma hora em um local mal ventilado? O motivo é justamente o fato da edificação não ser arejada. Mas esses não são os únicos problemas que a má ventilação pode causar para o corpo humano.
Quando a circulação de ar é precária, isso gera uma deficiência de oxigenação, que pode causar problemas de memória, de concentração, fadiga crônica, irritabilidade, estresse e até mesmo depressão. Já uma edificação arejada reduz as chances de proliferação de vírus, fungos e bactérias. Além de evitar doenças respiratórias, como gripes, resfriados e alergias.
Ou seja, a ventilação natural está diretamente relacionada ao bem-estar dos colaboradores. Que, além de terem um ar puro e higienizado para trabalhar, ainda podem cumprir suas funções tendo conforto térmico. Ele, inclusive, é essencial para garantir uma boa produtividade e ainda evita fadiga.
As vantagens para a edificação
A principal das vantagens de uma edificação arejada para a construção em si, está relacionada com a umidade. Você certamente já viu um prédio com problemas de umidade, mas você sabia que ela não prejudica apenas a aparência da edificação, como também pode causar problemas estruturais?
A umidade é o principal fator para o surgimento de:
- Eflorescências;
- Ferrugens;
- Mofo;
- Perda de pinturas;
- Degradação de reboco;
- Massa corrida estufada;
- Entre outros problemas.
Até mesmo acidentes estruturais podem acontecer, oriundos de problemas com umidade.
Mas o que a ventilação natural tem haver com isso? A verdade é que uma edificação arejada ajuda a controlar a umidade. Inclusive, uma das principais recomendações para locais com esse tipo de problema é ter uma boa ventilação. Ou seja, a ventilação natural não apenas pode ajudar a combater a umidade, como também pode servir como forma de prevenção para que ela não apareça.
Quais são os benefícios para a empresa?
A sustentabilidade tem ganhado uma importância cada vez maior. Governos, empresas e cidadãos estão constantemente buscando maneiras de tornar a sociedade mais sustentável, para preservar os recursos naturais e garantir um futuro melhor para as futuras gerações.
A ventilação natural é uma solução totalmente alinhada a essas premissas. Afinal, esse tipo de sistema garante que ambientes internos se mantenham arejados usando os recursos naturais de forma inteligente. Ou seja, é uma excelente alternativa ao ar-condicionado, por exemplo, que são grandes consumidores de energia elétrica.
Na prática, isso significa que com a ventilação natural, é possível ter uma edificação arejada e ainda reduzir o consumo de energia elétrica, resultando em uma economia financeira considerável.
Mas isso não é tudo. Ao investir em uma solução como essa, a empresa ainda se apresenta como um negócio sustentável, que está preocupado com o meio ambiente. Ou seja, ela melhora a sua imagem perante a sociedade. Com isso, a companhia se torna mais atraente não apenas para os clientes, mas também para possíveis investidores.
Nós acabamos de te mostrar qual é a importância de ter uma edificação arejada com ventilação natural para os colaboradores, para a edificação e também para o negócio, como um todo. Se você se interessou pelo assunto e quer transformar o seu negócio em uma empresa sustentável, clique aqui e confira o nosso guia para implantação de projetos de sustentabilidade.