A sustentabilidade é um tema que ganha cada vez mais espaço entre os empresários. Afinal, alinhar sua empresa aos conceitos sustentáveis pode oferecer inúmeras vantagens, desde a diminuição dos impactos socioambientais, até a redução de custos. Seguindo na mesma direção, o retrofit se tornou uma das alternativas mais procuradas por quem deseja fazer uma reforma sustentável na sua edificação.
Se você já ouviu falar nesse conceito, mas quer entender como ele funciona na prática, está no lugar certo. A seguir, vamos te explicar exatamente o que é retrofit, quais são as suas vantagens e porque ele é uma boa opção para a sua empresa.
Entenda o conceito de Retrofit
Retrofit é um termo muito utilizado entre engenheiros e arquitetos, pois diz respeito à realização de uma reforma, com o intuito de revitalizar e modernizar uma edificação. Para isso, utilizam-se materiais de qualidade e soluções tecnológicas, visando recuperar prédios antigos, preservar sua estrutura e valorizar a edificação.
O conceito retrofit surgiu na Europa para solucionar um problema comum por lá: a necessidade de dar uma nova função a prédios históricos e revitalizá-los, substituindo tecnologias ultrapassadas, por soluções modernas.
Por essa razão, essa técnica tem um cuidado especial com a preservação da memória. Ou seja, ao optar pelo retrofit, você garante maior segurança, modernidade e funcionalidade para a edificação, mas sempre conservando seu estilo e história.
Neste momento, você pode estar se perguntando qual é a diferença entre o retrofit e uma reforma normal? A resposta é simples. O retrofit sempre tem o intuito de trazer algo novo para o prédio, garantindo melhorias funcionais, diferente de uma simples reforma. Isso significa que o grande foco dessa técnica é a funcionalidade.
Por esse motivo, o retrofit pode ser feito em praticamente qualquer parte de uma edificação:
- Fachada;
- Fundação;
- Acabamento;
- Sistema hidráulico;
- Instalações elétricas;
- Cobertura;
- Entre outras.
Por que ele deve ser considerado para reformas em edificações em 2023?
Existem várias formas de responder essa pergunta, mas provavelmente a mais completa, é mostrando todos os benefícios que um retrofit pode proporcionar para uma edificação.
Sustentabilidade
Uma das principais vantagens de um retrofit certamente é a sustentabilidade que ele oferece para a empresa. Imagine um retrofit na cobertura de uma edificação, realizando uma readequação do telhado que inclua ventilação e iluminação natural, por exemplo. A incorporação dessas soluções contribui para a redução do consumo de energia elétrica e torna a companhia energeticamente eficiente.
Economia
Você sabia que os gastos com resfriamento e iluminação de prédios comerciais no Brasil correspondem a 70% do total da energia consumida? Isso significa que, se usarmos o exemplo anterior, e considerarmos a realização de um retrofit com sistemas de ventilação e iluminação natural, sua conta de luz pode diminuir consideravelmente. Afinal, essas soluções têm custo zero de energia elétrica.
Cumprimento das normas
O retrofit também garante um benefício que muitas vezes passa despercebido. Estamos falando do cumprimento da legislação vigente. Essa é, inclusive, uma das principais razões pelas quais esse conceito é utilizado. Afinal, é praticamente impossível encontrar prédios muito antigos que sigam a legislação vigente. Isso é normal, já que o conhecimento foi aprimorado ao longo dos anos, assim como a tecnologia.
Mas isso não significa que esses edifícios não podem ser atualizados para que possam seguir a legislação. Isso, inclusive, se torna obrigatório para garantir a redução de acidentes de trabalho e a melhora da qualidade de vida dos funcionários. Um exemplo disso é a realização de retrofit com um sistema de iluminação e ventilação natural, que assegura que a empresa siga as determinações da Norma Regulamentadora 17 (NR17). Consequentemente, a companhia se vê livre de indenizações e possíveis multas.
Outros benefícios
- Moderniza a edificação;
- Melhora a vida útil do prédio;
- Garante benefícios ambientais de forma imediata;
- Torna o local esteticamente mais agradável;
- Possibilita a obtenção de uma certificação LEED;
- Aumenta a funcionalidade do prédio;
- Reduz o número de manutenções;
- Aumenta a produtividade da equipe;
- Preserva a estrutura do prédio;
- Valoriza o imóvel em até 30%.
Está na hora de fazer o retrofit na cobertura da minha empresa?
Por fim, você pode estar se questionando se realmente é o momento de realizar um retrofit na cobertura da sua empresa. Se você chegou até aqui, a resposta provavelmente já é positiva. Afinal, o retrofit é indicado tanto para edificações que já apresentam problemas estruturais, quanto para prédios que ainda não possuem problemas sérios, mas que já são antigos.
Isso se deve ao fato de que o retrofit também é recomendado como uma espécie de manutenção preventiva, já que evita o surgimento de inúmeros problemas. Inclusive, vale ressaltar que quanto mais tempo você esperar para realizá-lo, maiores podem ser os danos na estrutura do prédio. Sem falar, é claro, nos possíveis prejuízos com a perda de produtos armazenados e a baixa produtividade, causada pela insegurança dos colaboradores.
Por isso, fique atento aos sinais abaixo:
- Problemas estruturais;
- Infiltrações;
- Baixa luminosidade;
- Oscilação na iluminação natural e artificial, que forma cones de sombreamento no local;
- Cobertura desgastada pela ação do tempo;
- Temperaturas muito altas;
Se a sua edificação apresenta qualquer um desses problemas, está na hora de realizar um retrofit.
Esperamos que você tenha percebido que o retrofit não se trata de uma reforma comum. A verdade é que ele provoca melhorias substanciais na edificação, unindo tecnologia, estética e funcionalidade.
Inscreva-se na nossa newsletter e receba mais conteúdos como este.