Estar em um bom ambiente é fundamental para que qualquer pessoa possa se sentir bem e ser produtiva. No trabalho isso representa diretamente um maior bem-estar para os trabalhadores e pode ser visto no cuidado com a ventilação e iluminação do local.
Hoje vamos além do conceito e vamos entender melhor a importância de cuidar destes dois fatores e de como eles impactam positivamente para que você e sua equipe possam desempenhar o melhor papel possível no espaço profissional.
Vamos conhecer melhor alguns motivos e descobrir a importância deles para que a sua edificação tenha muito mais conforto. Ah, e para te ajudar, no final temos uma dica incrível que você precisa conhecer.
Qual a importância da ventilação e iluminação no bem-estar para os trabalhadores?
Imagine que duas pessoas desempenham a mesma função, mas em empresas diferentes.
Uma delas está em um local bem iluminado, com uma ventilação agradável e todo o conforto necessário. Já a outra está trabalhando em um local quente, mal iluminado e que é desagrdável de se estar.
Qual das duas irá trabalhar melhor?
A resposta é mais clara do que uma boa lâmpada e nos apresenta uma reflexão sobre a importância de cuidar do bem-estar para trabalhadores. Mais do que um bom equipamento e materiais adequados, o ambiente precisa estar propício para que as pessoas que trabalham por várias horas possam se sentir confortáveis no local.
Na prática, esse cuidado pode ser percebido em três áreas: saúde, bem-estar e produtividade. Vamos entender melhor como cada uma delas é afetada e os motivos que fazem com que esse assunto esteja se tornando prioridade para todo gestor.
Saúde do trabalhador
Problemas de saúde decorrentes das condições de trabalho são tão antigos quanto o trabalho em si. Porém, isso não significa que seja aceitável ou que não há nada que possa ser feito para mudar o cenário.
Há muito tempo diversas pesquisas nos mostram a importância da vitamina D para o corpo humano, mas alguns estudos mais recentes estão mostrando o impacto da iluminação natural no ambiente de trabalho.
Com a ventilação não é diferente, pois locais fechados são péssimos para a respiração. O assunto é tão sério que é garantido por lei, obrigando o empregador a fornecer as melhores condições possíveis. Segundo parágrafo único do artigo 176 da Consolidação das Leis do Trabalho, (CLT), “A ventilação artificial será obrigatória sempre que a natural não preencha as condições de conforto térmico”.
Além disso tudo, uma iluminação deficitária pode forçar a vista e fazer com que uma pessoa tenha dores nos olhos, cabeça e visão embaçada. Ou seja, são vários problemas que podem – e precisam – ser evitados pela empresa.
Ainda de acordo com o que diz a CLT, a boa iluminação deve ser item obrigatório em todo ambiente de trabalho. O parágrafo 175 diz que “em todos os locais de trabalho deverá haver iluminação adequada, natural ou artificial, apropriada à natureza da atividade”.
Bem-estar no ambiente de trabalho
De acordo com a pesquisa The Employee Experience, 78% dos trabalhadores acreditam que a iluminação natural e uma vista ajudam a aumentar a felicidade e o bem-estar no ambiente profissional.
O estudo entrevistou 1614 pessoas nos Estados Unidos e ainda constatou outro número que chama muita atenção: 47% dos trabalhadores admitem que ficam cansados com a falta de iluminação natural ou janelas no espaço de trabalho.
Estar em um lugar escuro e com pouca ventilação interfere diretamente na sensação de cansaço e consequentemente afeta a atuação profissional. Afinal de contas, é impossível alguém conseguir render se sentindo mal o tempo todo.
Impacto na produtividade
Tudo isso que falamos até agora chega ao pesadelo de todo gestor: a baixa produtividade. Muitas vezes cuidamos de aspectos como liderança e materiais, que são importantes, mas deixamos de lado itens essenciais como uma boa iluminação e ventilação naturais.
Problemas de saúde, cansaço e falta de felicidade são apenas alguns dos exemplos que vimos aqui que são causados por condições deficitárias no local de trabalho. Muitas vezes o próprio colaborador não consegue notar, mas a performance fala por ele em vários momentos.
Indo além de ser apenas um nome, o assunto já chama a atenção da comunidade científica. Chamada de Síndrome de Burnout, trata-se de um estado de esgotamento ou cansaço mental causado por situações estressantes e que pode ser piorado se o trabalho for realizado em um local com péssima iluminação e ventilação ruim.
O que é físico afeta o aspecto mental e por sua vez resulta em um trabalhador com queda no desempenho profissional.
Encontre a solução para resolver o problema
Felizmente existe uma maneira de resolver tudo isso e ela está mais perto do que você imagina. Especialista em soluções de ventilação e iluminação naturais para ambientes profissionais, a Engepoli possui a solução que você tanto procura.
Seja em ventilação, iluminação ou ambos, a empresa é referência em produtos e projetos desenvolvidos a partir de conceitos sustentáveis e de aproveitamento de recursos naturais.
Conheça as soluções da Engepoli e veja como podemos transformar o espaço físico da sua empresa.