Entenda a importância da limpeza dos sistemas de iluminação natural e aprenda quais são as melhores práticas para manter essa solução com o melhor desempenho possível.
Os sistemas de iluminação natural da Engepoli são excelentes soluções para empresas que desejam ter uma iluminação eficaz, reduzir custos e alcançar a eficiência energética. Com elas, a luz solar pode entrar nos galpões industriais, iluminando espaços internos e garantindo conforto térmico e visual para colaboradores e clientes.
Mas, para garantir o bom desempenho dos sistemas, é fundamental realizar limpezas regulares. Afinal, além de aumentar a durabilidade da solução e melhorar sua estética, estar com a limpeza em dia ainda contribui para a capacidade máxima de transmitir a luz natural para o ambiente interno. A seguir vamos te mostrar a importância desses cuidados preventivos e como deve ser feita a limpeza de um sistema de iluminação natural.
Por que você deve fazer limpezas regulares no sistema de iluminação natural?
Você provavelmente já sabe que um sistema Skylux é uma solução de primeira qualidade. Mas de que vale ainda investir em uma solução como essa, sem dar a devida atenção à limpeza do sistema? A verdade é que essas tarefas são fundamentais para garantir a eficiência e prolongar a vida útil do produto.
Afinal, com o passar do tempo, o sistema pode acumular poeira, fuligem, dejetos de aves, pequenos animais, folhas e outros resíduos que podem prejudicar a passagem da luz para o interior do ambiente. Consequentemente, o desempenho dele acaba diminuindo, o que prejudica a iluminação, aumenta os custos com energia elétrica e reduz a produtividade da equipe.
Esse tipo de iniciativa gera valor para a empresa e, além de atrair mais clientes, ainda faz com que ela seja mais bem vista por funcionários e fornecedores.
Como fazer a limpeza do seu sistema?
A limpeza em um sistema de iluminação natural deve ser realizada regularmente. No geral, é indicado que a frequência seja anual ou a cada dois anos.
Para realizar essa limpeza, basta utilizar água em abundância e esponja com cerdas macias. A limpeza deve ser feita de forma suave, sem depositar muita força sob o sistema.
Além disso, vale lembrar que:
● Para evitar qualquer dano à estrutura dos sistemas de iluminação natural, não deve- se utilizar nenhum produto químico, acessórios cortantes ou pressurizadores com jato.
● A limpeza dessas soluções não demanda um serviço especializado, apenas seguir totalmente as regras de trabalho em altura.
● É verdade que a água da chuva pode contribuir para a limpeza dos sistemas, mas ainda assim é fundamental realizar anualmente ou a cada dois anos.
● Locais com poucas chuvas e grande poluição, como grandes metrópoles, podem demandar um cuidado mais frequente.
A importância da manutenção preventiva
Com as soluções Engepoli, o custo com energia elétrica e manutenções são zerados. Afinal, nossos sistemas de iluminação natural são extremamente resistentes às ações do tempo. Mas, ainda assim, é possível que exista a necessidade de realizar uma manutenção preventiva, para evitar a ocorrência de qualquer problema no futuro.
Esses cuidados são a melhor garantia de que o seu sistema de iluminação natural se manterá eficiente durante toda sua longa vida útil.
As soluções de iluminação natural da Engepoli
Especializada em sistemas de ventilação e iluminação natural, a Engepoli conta com soluções desenvolvidas e patenteadas com a mais alta tecnologia. Em conformidade com as normas regulamentadoras, os produtos podem ser ajustados a todos os tipos de coberturas e telhados, garantindo projetos personalizados para cada cliente.
A Engepoli possui diversos tipos de sistemas de iluminação natural, indicados para diferentes necessidades. Alguns exemplos, são:
● Skylux Diffuser: esse é o sistema de iluminação natural mais moderno do mercado. Ele consiste na instalação de chapas NanoPrismáticas de policarbonato, que permitem excelente distribuição e difusão dos raios solares, com alto percentual de filtragem dos raios UV.
● Skylux Diffuser LD: a diferença dessa solução para a anterior é o uso de lentes duplas na chapa de policarbonato, que reduzem a passagem de calor e fazem desse sistema, a solução mais indicada para espaços que precisam de um maior controle da temperatura interna.
● Luxvent: essa solução integra ventilação e iluminação natural por meio da instalação de veneziadas industriais. Nesse sistema, a Engepoli utiliza aletas de policarbonato, para garantir a entrada da luz solar e a troca de ar dentro do ambiente.
Essas são apenas três das oito soluções de iluminação natural que a Engepoli possui em seu portefólio atualmente. Vale lembrar que todas elas oferecem filtragem de até 98% dos raios UV, transmissão de 80% da luz solar, baixa transmissão térmica e custo zero de energia elétrica.
Quer saber mais sobre os nossos sistemas de iluminação natural? Clique aqui e confira.