Atividades realizadas em galpões com esse nível de excelência apresentam melhores resultados econômicos e operacionais e fazem reduzir os custos ao longo de sua utilização. Confira mais benefícios na construção de galpões logísticos da classe AAA:
O setor de logística nunca esteve tão em alta como no atual momento. O crescimento do e-commerce — as vendas aumentaram cerca de 74% em 2020 — é um dos principais responsáveis pelo aumento no volume de cargas armazenadas em galpões logísticos em todo o país.
Esse novo cenário também impulsionou uma nova necessidade: a modernização dos galpões logísticos, visando à sustentabilidade e à eficiência dos serviços.
Dados do relatório “Índice da Movimentação de Cargas do Brasil”, desenvolvido pela AT&M, indicam que houve um aumento de 38% na movimentação de cargas no Brasil no 1º quadrimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Em números, esse índice representa R$ 3 trilhões de faturamento.
Com esse rápido e contínuo crescimento, as exigências de clientes têm sido maiores em relação à qualidade e eficiência dos galpões logísticos. Para isso, foi criada uma escala, que atinge o nível máximo de excelência AAA.
Confira em nosso blog o artigo que publicamos recentemente explicando Como Organizar um Galpão Logístico:
O que um CD logístico precisa ter para ser eficiente?
Neste artigo, entenda o que um galpão deve ter para alcançar o título de classe AAA — e quais são os benefícios na construção de galpões logísticos desta categoria:
O que são Galpões Logísticos padrão AAA?
Considerando esse mercado de construção cada vez mais exigente e ligado às tendências sustentáveis e funcionais, a Revista Buildings criou e divulgou uma metodologia de avaliação de Galpões Logísticos e Industrias com base nos seguintes critérios de avaliação:
Altura do pé direito:
considerando a nota mais baixa para galpões com o pé direito inferiores a 8 metros e nota máximo para superiores a 12 metros.
Capacidade do piso:
cálculo do peso que pode ser armazenado, variando entre menos de 4 T/m² a 7 ou mais T/m².
Quantidade de docas por m²:
quanto maior o número de docas por m², maior será a nota nesse quesito, pois agilizará o tempo de carga e descarga de produtos.
Eficiência de ocupação:
cálculo da área real de armazenagem em relação à metragem total do galpão, descontadas as demais áreas, como docas, mezaninos etc.
Distância entre pilares:
será atribuída nota maior aos galpões cujas distâncias entre os pilares forem maiores. Isso porque há um aproveitamento melhor do espaço para empilhamento.
Sprinklers:
o galpão receberá nota máxima nesse item, pois garante mais segurança contra incêndio.
Tipo de imóvel e sua localização:
avaliação se o galpão está dentro ou fora de um condomínio logístico. Será pontuado se o galpão estiver em um condomínio.
Pátio de Manobras:
será pontuado se houver pátio de manobras, pois agiliza o processo de carga e descarga.
Vagas de espera:
também será pontuado se houver vagas de espera no pátio, pois diminui atrasos e filas.
Certificação Ambiental:
será pontuado o galpão que tiver certificado, como, por exemplo, LEED.
Saiba o que é a certificação LEED clicando aqui:
Como obter a certificação LEED da sua construção
Após a análise de todos os itens, os imóveis são categorizados de acordo com sua pontuação, em uma escala de 0 a 5:
Quais as vantagens de investir em construções de Galpões Logísticos AAA?
Ao construir um galpão logístico considerando os critérios de excelência citados, o empresário usufrui de uma série de vantagens. O próprio resultado dessa avaliação pode se tornar um elemento diferencial em relação a outros galpões.
Confira outras vantagens de realizar construções de Galpões Logísticos AAA:
Redução de custos;
Eficiência operacional;
Maior oportunidade de parcerias/contratos com clientes;
Melhor imagem perante o mercado;
Maior margem de lucro em caso de venda;
Redução de custos de manutenção;
Maior facilidade de locação, considerando que houve aumento de 134% na procura de galpões padrão AAA;
Como realizar a construção de um galpão logístico padrão AAA?
Levando em conta o futuro da logística, as empresas que não investirem em galpões AAA logo estarão obsoletas e perderão espaço no mercado.
Por isso, é fundamental seguir os critérios técnicos listados pela metodologia da Buildings. Além disso, deve-se investir em sistemas sustentáveis que proporcionem performance e tragam o retorno real do investimento empregado na obra.
O primeiro passo é buscar uma empresa de engenharia com conhecimento técnico comprovado em obras certificadas. A Engepoli Sistemas Sustentáveis é um exemplo, quando o assunto são soluções para iluminação e ventilação natural.
Recentemente, nossa equipe concluiu mais um projeto sustentável atendendo às recomendações para um galpão padrão AAA. Desta vez, para uma rede de supermercados no estado da Bahia.
O sistema utilizado foi o de iluminação natural Skylux 555 NanoPrismático. Com tecnologia israelense utilizada com exclusividade pela Engepoli, o sistema garante iluminação natural de maneira uniforme e com controle dos raios UV. Ou seja, luz natural de qualidade e saudável para os colaboradores, usuários e clientes.
Esta rede supermercadista vem investindo nas construções padrão AAA por entender que edificações de alta qualidade atraem, engajam e fidelizam seus clientes em suas operações.
Com esse projeto, foi possível obter:
Maior conforto visual para clientes e profissionais;
Redução de fadiga e melhor qualidade de vida da equipe;
Aumento real de vendas impulsionado pelo engajamento do time e satisfação dos investidores;
Economia real de energia, que diante dos demais benefícios, acaba tornando-se um bônus.
Para entender na prática como é possível realizar uma construção sustentável e quais são as suas vantagens, baixe gratuitamente o nosso E-book “8 obras certificadas LEED que utilizaram produtos Engepoli“: