Saiba como organizar um Centro de Distribuição e solucionar problemas que trazem prejuízos aos empresários.
No atual cenário econômico mundial, o setor de logística é um dos únicos que tem ido à contramão, percebendo um crescimento. Um dos motivos para o fenômeno é o sucesso do e-commerce.
Somente em 2020, as vendas on-line aumentaram cerca de 74% no Brasil em comparação com o ano anterior. Esse é o melhor resultado do setor em 20 anos.
Por outro lado, estudos apontam que 80% dos galpões de distribuição no país são obsoletos. Ou seja, não atendem aos padrões exigidos pela alta demanda.
Os problemas mais recorrentes que prejudicam os galpões de distribuição são:
- Infraestrutura inadequada;
- Falta ou má gestão dos processos;
- Baixa produtividade e desmotivação da equipe;
- Custos de manutenção elevados.
Se o seu galpão tem alguma dessas dificuldades, confira este artigo e veja como é possível solucioná-las.
Os CD’s e o “novo normal”
Como vimos, o setor logístico tem boas perspectivas de crescimento futuro.
Muitos hábitos adquiridos nesse período de pandemia devem continuar. É o que chamamos de “novo normal”.
Entretanto, as empresas precisam se modernizar para se manterem competitivas e terem custos operacionais extremamente reduzidos. No setor, a eficiência deve estar em primeiro lugar.
Especialistas apontam que CD’S de alto padrão — conhecidos como imóveis AAA (triplo A), cuja eficiência é maior que 90%, obtêm melhores oportunidades de negócios. Isso ocorre por conta da garantia da qualidade dos serviços oferecidos e pelo custo da operação.
Veja como é possível fazer seu galpão alcançar esse padrão:
Confira 5 passos para tornar o seu galpão de distribuição mais eficiente
Gestão dos Processos
Antes de qualquer coisa, é fundamental mapear e organizar os processos de trabalho.
Para isso, é necessário avaliar como ocorrem atualmente os fluxos de entrada e saída de materiais. Analise o tempo e o modo de armazenamento, as formas de controle de estoque e da validade dos produtos, entre outros fatores.
Após, avalie que problemas ocorrem em cada etapa. Identifique o fluxo mais adequado a fim de manter a padronização e o controle de todo o processo.
Em resumo, é necessário:
Mapear os processos desde a entrada até a saída;
Observar falhas e possíveis riscos;
Estabelecer medidas de controle e mitigação desses riscos;
Treinar e capacitar a equipe;
Criar indicadores de avaliação de efetividade e monitorá-los.
DICA: siga as normas de qualidade estabelecidas no modelo ISO 9000, 9001 e 9004.
Tecnologia
São considerados obsoletos os controles manuais e realizados por meio de planilhas. Invista em um bom software de gestão, chamados Sistemas de Gestão de Estoques — ou WMS (Warehouse Management System).
Esses sistemas permitem melhor controle, confiabilidade e agilidade no atendimento da demanda interna e dos clientes atendidos.
Em resumo, o sistema oferece suporte para:
Registro de produtos recebidos;
Organização e separação dos pedidos;
Alocação e localização dos produtos;
Conferência de itens e realização de inventários.
Dica: não adianta investir em um software se os processos de trabalho não estiverem definidos antes. O software serve para gerenciar dados, mas não para organizar os processos. São coisas distintas.
Recursos Humanos
Grande parte da eficiência do Centro de Distribuição vem da mão de obra humana. Portanto, os profissionais devem trabalhar em condições adequadas.
Revise a qualidade ambiental e ergonômica dos ambientes de trabalho, respeitando a legislação (NR17).
Além disso, é fundamental investir em treinamento e capacitação, para que todos compreendam novos processos. Pensar em aspectos voltados à motivação da equipe é um dos pilares da sustentabilidade.
Em resumo, o RH deve:
Avaliar a estrutura física do galpão e dos postos de trabalho;
Cuidar da saúde e do bem-estar dos profissionais;
Realizar campanhas e ações de engajamento;
Capacitar a equipe visando à melhoria contínua.
Dica: avalie como está o clima organizacional da empresa e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores. Melhorando esses aspectos, o resultado em produtividade será visível.
Estrutura física
Esse é um aspecto de grande relevância, pois todos os processos dependerão de um ambiente adequado. Fatores como o armazenamento, a logística e o transporte interno devem ser favorecidos.
Outro aspecto que envolve a estrutura física é ter um ambiente propício para o estoque. Deve-se contar com a temperatura adequada, sem umidade e com luminosidade suficiente, atendendo a NBR 8995-1, que trata dos níveis das iluminâncias nos ambientes de trabalho.
Esses mesmos aspectos também ajudam a melhorar a qualidade de vida dos profissionais.
Em resumo, a estrutura física do galpão deve:
Estar estruturada considerando a agilidade dos processos;
Assegurar as condições adequadas para armazenamento do produto;
Ser planejada visando à redução de custos e à sustentabilidade;
Dica: avalie as vantagens dos sistemas sustentáveis para resolver problemas relacionados à ventilação natural e iluminação natural do CD. Abaixo, você poderá ler mais detalhes sobre eles.
Redução de Custos
Com a finalidade de alcançar a eficiência do centro de distribuição, não há como não abordar a questão financeira. Para que tudo isso seja possível, é necessário que haja orçamento disponível.
Em primeiro lugar, reserve uma verba em seu orçamento destinada a melhorias. Veja esse valor como investimento.
Ao investigar como organizar seu Centro de Distribuição, considere:
Diferencie custo de investimento;
Adote o consumo consciente;
Utilize os recursos naturais;
Invista em ações sustentáveis.
Dica: antes de elaborar um projeto, seja para uma nova obra ou para um retrofit, avalie o custo-benefício. Considere o percentual de economia obtido em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, fica mais fácil enxergar o resultado e investir de forma segura.
Como organizar seu Centro de Distribuição por meio de soluções sustentáveis
Soluções sustentáveis são uma forma inteligente de resolver problemas atuais e evitar problemas futuros. Um bom exemplo são os sistemas de ventilação e iluminação natural projetados pela Engepoli Sistemas Sustentáveis.
Conheça um pouco mais de cada um deles:
Sistema de Ventilação Natural Exhaust
A Engepoli oferece diferentes soluções para resolver o problema da falta de ventilação no Centro de Distribuição. Afinal, a maioria das estruturas atuais são quentes e com pouca circulação de ar.
Além da condição ambiental inadequada para os profissionais atuarem, o ambiente também é propício para a formação de umidade e mofo — que podem danificar os produtos em estoque.
Nesse caso, o sistema de ventilação natural é uma solução eficaz. O sistema não precisa de energia elétrica para funcionamento, e não requer reposição de peças. Ou seja, é 100% sustentável.
O produto é instalado na cobertura do galpão, para que o ar quente e as impurezas entrem em ascensão e sejam eliminadas. No galpão, permanece apenas o ar fresco, renovado e limpo. Esse processo também é considerado um meio de ventilação higiênica, muito necessário para o período em que vivemos.
Há também outros sistemas, como o realizado por meio de venezianas industriais Luxvent para entrada e circulação de ar. Ou ainda a instalação de insufladores Airglide na cobertura do galpão em que não há entrada de ar.
Sistema Luxvent
Além de fornecer ventilação natural através de quadros metálicos com perfis de aço ou alumínio, com aletas fixas ou móveis, o Sistema Luxvent também é uma solução de iluminação natural.
As aletas são produzidas em policarbonato, aço ou alumínio e permitem filtragem de 99% dos raios UV, protegendo o ambiente interno contra os raios solares prejudiciais. Além disso, o produto não provoca ofuscamento e não amarela ou se torna quebradiço com o passar dos anos.
Sistema Airglide
Indicado para locais não ventilados e sem entrada de ar externa, o Sistema Airglide é destinado para a entrada e melhoria do ar dentro de ambientes industriais e comerciais através da cobertura.
O sistema proporciona conforto térmico através da renovação do ar quente e contaminado no ambiente, trocando-o por ar fresco e limpo.
O insuflador Airglide é dimensionado de acordo com o projeto para atender as necessidades de cada cliente. A Engepoli fornece equipamentos com diferentes dimensões e especificações.
Para descobrir qual é o ideal para otimizar seu centro de distribuição, conte com a consultoria de um especialista da Engepoli!
Sistema de Iluminação Natural Skylux
Já em relação ao aspecto da iluminação, a Engepoli trabalha com um moderno sistema que utiliza chapas Nanoprismáticas de policarbonato. A fórmula exclusiva do pigmento Diffuser, desenvolvido em Israel, e seus microprismas realizam a difusão da luz solar por todo o ambiente interno, de forma uniformizada.
Não é como os sistemas comuns, em que são instaladas placas transparentes na cobertura. Nesses casos, a incidência de luz ocorre no piso (efeito Hotspot), iluminando pontos específicos do galpão, com muita luz concentrada.
Assim como a ventilação natural, os sistemas de iluminação natural também são 100% sustentáveis. Eles têm consumo zero de energia elétrica, o que representa uma economia significativa na conta de luz.
Dessa forma, além de garantir uma iluminação adequada durante o período diurno, o sistema ainda propicia mais qualidade de vida e bem-estar aos profissionais ao terem contato com a luz natural.
Por que a luz do sol precisa fazer parte do dia a dia dos seus colaboradores?
Quer mais informações sobre como aplicar estas soluções e organizar seu Centro de Distribuição? Baixe nosso catálogo ou converse diretamente com um de nossos técnicos!
Fale com um especialista Engepoli
Conheça nosso catálogo
Se você gostou desse conteúdo e ficou interessado em saber mais detalhes sobre as soluções sustentáveis desenvolvidas pela Engepoli, então inscreva-se para receber a nossa Newsletter e ler mais conteúdos como este.