Normas no campo da iluminação

Benefícios da Luz Natural

A iluminação correta na indústria, escritório ou mesmo em casa é fator essencial para obter o resultado esperado e relativo a cada ambiente analisado. A quantidade de luz, determinada pela iluminância, também é de suma importância.

Na indústria, num cenário generalista, temos um ambiente amplo, aberto, com equipamentos grandes e ruidosos. Também há uma ordem lógica na disposição da linha produtiva a fim de aumentar a eficiência. Toda essa ordem lógica de disposição dos elementos no ambiente depende de uma sinalização e ela deve ser de fácil identificação e leiturabilidade. O fator chave para isso ocorrer: luz. Além disso, equipamentos e ferramentas tem de estar visíveis para serem operados de maneira eficiente e segura. Resposta para isso: mais luz.

DSC02601

Outro exemplo? No escritório, por exemplo, espera-se que ela não somente possibilite enxergar o ambiente com clareza, mas também documentos a serem lidos, o teclado e a tela do computador… É um sem fim de elementos de trabalho que, se mal iluminados, trazem um estresse desnecessário aos olhos e um retrabalho que faz com que a rotina se torne tediosa e cansativa.

DSCN3662 (1)

A seriedade desse tópico se traduz via de norma, a qual descreve a iluminância recomendada para cada tipo de atividade e ambiente. Existem vários fatores analisados pelos órgãos competentes, que levam em conta o tamanho do ambiente, elementos presentes nele, atividade executada e possíveis riscos. A mais citada e de fácil acesso na web quando fazemos busca sobre iluminância é a ABNT NBR5413:1992. Nela, há uma introdução e explanação técnica sobre o assunto e uma tabela de aplicação, para referência. Mas atenção, ela foi cancelada em 2013 e não serve como regra para obter certificações: para este fim, consulte a ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013, mais atualizado.

E os custos? Pensando em regras da iluminação dos ambientes e mesmo a qualidade da mesma, a iluminação natural é um tópico importantíssimo a ser cogitado. Com ela, substituindo os sistemas tradicionais artificiais de iluminação, temos iluminância excelente, aliada a redução de custos fixos com eletricidade e materiais consumíveis relativos a ela.

Assim sendo, munido das informações e regras relativas a luz necessária nos mais variados ambientes, é o momento de verificar se seu ambiente está adequado. E, caso não esteja, conte conosco para ajudá-lo na implementação de sistemas que solucionam e resultam em economia real.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email